Judoca do CTE, Mariana Silva, representará Minas Gerais em seletiva olímpica no mês de dezembro

Por Bruno Freire

A judoca do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), Mariana Silva, representará Minas Gerais na Seletiva Nacional – Projeto Paris-2024 de Judô. A seletiva, que será realizada entre os dias 13 e 17 de dezembro, em Pindamonhangaba-SP, é uma das competições utilizadas como critério na escolha da equipe que defenderá o Brasil nas próximas Olimpíadas.

Mariana luta na categoria -63kg e já disputou dois Jogos Olímpicos, em Londres 2012, e na Rio 2016, em que teve seu melhor resultado, atingindo o 4º lugar, porém, devido a lesões no joelho, não disputou as Olimpíadas em Tóquio. Além disso, ela já venceu o Pan-americano, em 2016, e já conquistou duas pratas e três bronzes na competição.

De acordo com o regulamento da competição, cada estado pode levar apenas um atleta por categoria, e a judoca CTE é a escolha do estado. Mariana Silva, comentou sobre ser o nome definido para representar Minas Gerais.

“Meu diferencial é que tenho currículo para essa indicação, no estado de Minas não tem ninguém lutando atualmente  que foi para duas edições dos jogos Olímpicos. Além disso, também tive todo o suporte do Instituto Arrasta lutando comigo por essa indicação”, ponderou.

Atualmente no CTE, a atleta é treinada pelo supervisor técnico da modalidade, o sensei André Fernandes. Para ele, a escolha da atleta reforça o Centro como referência para a modalidade no estado.

“Porque coloca o CTE/UFMG com um representante na competição mais importante para o judô brasileiro pós-pandemia e visando as olimpíadas de Paris 2024”, disse

CTE UFMG:

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.