Centro de Treinamento Esportivo da UFMG recebeu 160 crianças e adolescentes na 3ª edição do Festival Paralímpico do CPB

Por Ramon Ribeiro

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) recebeu no dia 4 de dezembro, a 3ª edição do Festival Paralímpico realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 70 cidades ao redor do país, incluindo Belo Horizonte, onde o evento foi sediado no CTE-UFMG. O festival proporcionou a experiência de três esportes paralímpicos, sendo eles: atletismo (campo e pista), voleibol sentado e bocha, para crianças e adolescentes, com idade entre os 8 e 17 anos.

A atividade busca evidenciar que jovens podem e devem fazer exercício físico, além de demonstrar algumas adaptações práticas e fáceis para tornar a atividade mais inclusiva. 

O evento, que teve grande sucesso, contou com a presença de 160 crianças que puderam aprender mais sobre esporte adaptado e ter um momento de lazer e interação com supervisão e orientação de profissionais do CTE e voluntários. A Prof.ª Andressa Silva, docente do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) explicou os benefícios que um encontro como esse pode proporcionar para os participantes.


Andressa Silva é coordenadora do Setor de esporte paralímpico do CTE
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO-CTE

“O festival impacta de uma maneira muito positiva porque a gente recebe crianças que nunca participaram de atividades esportivas, são crianças em idade escolar que estão acostumadas com o atendimento mais clínico e não com um incentivo esportivo nas modalidades como nós estamos apresentando aqui”, disse. 

A integração com as famílias também foi de extrema importância por ser um modo de transformar a vida das crianças de maneira aplicável no dia a dia, mostrando também aos responsáveis meios de adaptar atividades para a rotina de cada família. O Sr. Roni Gonçalves da Silva, pai da Laura Carla Oliveira da Silva (18), participou das  duas edições do festival no CTE e contou sobre o aprendizado que a experiência proporcionou. 


“Essa igualdade de um todo a gente se alegra mais de saber que mesmo do jeito que as crianças e pessoas se encontram isso traz pra gente um incentivo, uma maneira melhor de viver e entender a vida
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO-CTE

“Aprendi a interagir, a gente vê uma igualdade no geral, todos participando um pouquinho daquilo que a pessoa verdadeiramente é com diferenças e deficiências. Essa igualdade de um todo nos alegra, saber o jeito que as crianças e pessoas se encontram, isso traz pra gente um incentivo, uma maneira melhor de viver e entender a vida”, disse.

O festival ocorreu nas instalações do CTE e as crianças tiveram contato com o local oficial de treinamento dos atletas para realizarem as atividades de cada esporte. O evento também contou com a participação de alguns atletas paralímpicos, como Lucas Gomes, atleta do CTE do atletismo paralímpico que comentou sobre a importância do festival na promoção do esporte paralímpico e da atividade física adaptada, estimulada ainda no período infantil. 

“Ser atleta paralímpico do CTE é um privilégio enorme, uma oportunidade incrível de estar podendo correr representando uma instituição de muito peso no cenário nacional, de poder correr pelo Brasil representando minha família, minha cidade”
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO-CTE

“Eu conheci e comecei no atletismo paralímpico aos 23 anos e poder ver que esses meninos adolescentes e crianças com deficiências já estão participando dessa integração é uma ótima oportunidade para que eles possam desenvolver o espírito do esporte dentro de si desde cedo, já tendo esse processo de inclusão. O esporte é uma das ferramentas mais inclusivas que a gente tem na nossa sociedade”, comentou. 

O evento teve presença de 160 crianças e 50 voluntários e tem um importante impacto na promoção, propagação e valorização do esporte paralímpico além de lutar por mais inclusão na sociedade. 

CTE UFMG:

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.