Cruzeiro/CTE/IPITA realizam primeira peneirada da parceria

Por Bruno Freire

No sábado (11), o Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), o Cruzeiro e o Instituto Palestra Itália (IPITA) realizaram uma peneirada para selecionar jovens talentos para integrar a equipe de atletismo. O evento, que teve participação de 100 crianças e adolescentes, foi o primeiro organizado em conjunto pelas insituições desde o fechamento da parceria, firmada em outubro deste ano.

Os participantes foram testados em um circuito de atividades, começando com impulsão vertical, arremesso, corrida de velocidade e resistência, além do salto em distância. As avaliações, realizadas pela equipe multidisciplinar do Centro, são voltadas para o desempenho geral e aptidões específicas de cada participante. Os resultados serão divulgados após análise dos técnicos no site do CTE.

Participantes foram testados em um circuito de atividades, começando com impulsão vertical, arremesso, corrida de velocidade e resistência, além do salto em distância

Para o diretor do Centro, Sérgio Teixeira da Fonseca, a seleção de talentos marca uma nova fase do CTE, após o período de restrições devido à quarentena imposta pela Covid-19. A peneirada teve o objetivo de retomar o trabalho com as equipes de base do Centro.

“Durante a pandemia, nós ficamos parados por mais de um ano, portanto, aquela equipe inicial de base subiu e não entrou ninguém. Por isso, nós temos uma defasagem, principalmente, entre os jovens. Essa peneirada, a primeira grande depois da pandemia, vai nos ajudar a repor os talentos que a gente não cultivou nesse período”, destacou o diretor.

Um dos idealizadores do CTE e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG), Leszek Szmuchrowsk, reforçou a necessidade de identificar jovens que podem se tornar destaque no esporte no futuro.

“Vir na peneirada significa que a própria (pessoa) já tem interesse. É diferente de quando você acha alguém na rua, no shopping ou na escola e tenta atrair ela pra cá. O fato de ter vindo demonstra que tem interesse e esse é um dos elementos que avaliamos com esse tipo de evento”, ressaltou o técnico.

A parceria com o Cruzeiro traz diversos benefícios aos atletas do CTE, como a melhora do suporte em competições, alimentação e transporte.

Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália, responsável pela realização de ações esportivas, culturais e sociais das entidades, reiterou a relevância do acordo entre as instituições para o esporte.

“Essa parceria é importante para o esporte mineiro. O Brasil é um celeiro de grandes atletas e, se os clubes se unirem, é uma projeção do esporte nacional. Por isso, acredito que essas parcerias são muito importantes de forma geral”, completou.