Ana Caroline Miguel da Silva, atleta do CTE UFMG vai disputar o Campeonato Mundial de Atletismo nos EUA

Evento acontece de 15 a  24 de julho no Oregon

Por Zirlene Lemos

A atleta do CTE UFMG, Ana Caroline Miguel da Silva integra a delegação brasileira, composta por 58 atletas, sendo 23 no feminino e 35 no masculino. Ela é uma das  convocadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O grupo já está no Oregon para disputar o XVIII Campeonato Mundial de Atletismo, que começa nesta sexta-feira (15) e segue até 24 de julho, nos Estados Unidos.

O Mundial de Atletismo é  a principal competição do ano e a maior entre todas as modalidades esportivas. Em número de atletas só fica abaixo dos Jogos Olímpicos. Este ano, a competição reunirá 2.000 atletas de 200 países. A competição será disputada no Estádio Hayward Field, em Eugene, o principal palco da competição que contará também com provas de rua, em circuitos, como as maratonas e as marchas atléticas.

Trajetória de vitórias

Natural de Contagem, aos 23 anos a mineira, cuja estreia no Mundial de Atletismo será nesta sexta feira dia 15, lidera o ranking Sul-americano do arremesso do peso de 2022, com 18,46 m, e exatamente por isso foi convocada para representar o Brasil no Mundial de Atletismo. Há 2 anos ela é estudante de Psicologia na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, antes disso, disputando o National Junior College Athletic Association (NJCAA) a atleta conseguiu as suas melhores marcas pessoais indoor do peso, com 15,36 m do martelete, especialidade disputada apenas em recintos fechados, com 18,28 m. Pelas duas medalhas de ouro foi eleita a melhor atleta de provas de campo da competição. Sua treinadora no Brasil é  Roberta Braz de Oliveira, da equipe de arremesso do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) e nos  Estados Unidos, ela treina com Don Babbit, que orientou o campeão mundial e olímpico Reese Hoffa.

Roberta Braz, que acompanha de perto a trejatória vitoriosa de Ana Caroline, conta quando tudo começou. “Ela iniciou no atletismo em 2014 nas provas de combinadas, já em 2015 foi para a prova do arremesso do peso e em 2016 veio a primeira medalha de bronze em nacionais sub-18. Em 2017 consagrou-se campeã brasileira sub-20, vice campeã Sul-americana sub-20  e campeã brasileira sub-23 . Em 2018 foi campeã brasileira sub-20, campeã brasileira universitária e participou do campeonato Mundial de Atletismo sub-20 na Finlândia, alcançando  a 10ª colocação. Foi depois dessa boa classificação, que surgiu o convite para estudar e treinar nos EUA onde ela está  desde 2019 e vem evoluindo muito em seus resultados. Em 2021 foi vice campeã Pan-americana júnior e obteve sua melhor marca recentemente, ela fez um arremesso de 18,46 m, sendo a 3ª melhor marca da história do Brasil”, comemora.

Mais informações sobre o Mundial estão disponíveis no site do evento: clique aqui