Lesões musculares do esporte e lazer é tema de palestra no CTE, com a fisioterapeuta Larissa Santos P. Pinheiro

O evento aconteceu nesta semana  e reuniu atletas e equipe

Por Zirlene Lemos

 

Larissa  em demonstração durante a palestra

O preparo para a prática de esporte de alto rendimento é fundamental na prevenção de possíveis lesões. A má execução dos exercícios pode levar a dor, distensão muscular ou mesmo fraturas. Para orientar melhor seus atletas o CTE promoveu  palestra sobre lesões musculares no esporte e lazer, com a fisioterapeuta Larissa Santos P. Pinheiro. 

A palestra teve como tema as lesões musculares que podem acontecer na prática esportiva. Segundo Larissa, “esse tipo de lesão é muito comum em praticantes/esportistas e em atletas de alto rendimento, principalmente em esportes que envolvem ações explosivas, como correr em alta velocidade, pular, mudar de direção e chutar”, explica.

Atletas e equipe do CTE acompanham as explicações

Entre as lesões musculares mais frequentes estão o estiramento, contusões e dissensões.  “O estiramento representou 41% das lesões nos campeonatos internacionais de atletismo de 2007 a 2015, sendo o principal tipo em atletas de alto nível competitivo no atletismo.  Nas artes marciais (como judô e taekwondo) a maioria das lesões são contusões. Já na natação, as dissensões também são muito comuns. Em um acompanhamento realizado com os atletas do CTE, entre 2018 a 2021, as lesões musculares foram o terceiro tipo de lesão mais comum (14%), ficando atrás das lesões articulares (como entorses) e lesões tendíneas”, explicou a fisioterapeuta do CTE.

A palestrante também deu exemplos de lesões musculares no lazer. “As lesões musculares em praticantes de corrida recreacional não são tão frequentes, porém esses atletas quando apresentam uma lesão prévia, são  duas vezes mais propensos a sofrer outra lesão relacionada à corrida (quando comparados a corredores que não tiveram lesão). Por isso a importância de se entender sobre as lesões musculares para conseguirmos minimizar os riscos de ocorrência e garantirmos uma melhor prática esportiva”, alertou.

Parte da equipe multidisciplinar do CTE
que periodicamente ministra palestras 

O CTE é referência nacional na detecção, desenvolvimento e aprimoramento de talentos esportivos, disseminação de métodos de treinamento e geração de conhecimento científico multidisciplinar nas ciências do esporte. Por meio de projetos que contemplam tanto atletas de alto rendimento quanto crianças e adolescentes, incluindo aqueles em condição de vulnerabilidade social, com a participação de professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, o CTE associa o esporte à educação e cidadania, cumprindo o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão das práticas acadêmicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.