Abertas inscrições para o Festival Paralímpico que vai celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Por Zirlene Lemos

A ideia é mostrar ao participante que ele pode e deve fazer [exercícios], com materiais esportivos que são adaptados e muitas vezes imaginamos necessitarem de um aparato especializado
 
 
Projeto Paralímpico
Desde março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Ministério da Cidadania (Secretaria do Esporte). O projeto faz parte de uma proposta de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro/CPB de São Paulo e pretende ampliar, potencializar e desenvolver o Esporte Paralímpico nos demais estados brasileiros.

Atualmente o Projeto Paralímpico, baseado no CTE, atende cerca de 110 atletas  em quatro modalidades paralímpicas disponíveis: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo.  Saiba mais em site do CTE. No CTE-UFMG, os jovens terão a oportunidade de conhecer e experimentar várias modalidades paralímpicas. 
 
Edições anteriores
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento foi ampliado para 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021 o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.
 
Serviço
Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022
Data e horário: 24 de setembro, das 8h às 12h.
Local: CTE UFMG (Av. Alfredo Camarate, 617 – São Luiz, Belo Horizonte – MG)
Informações:  esporteparalimpico@gmail.com / Renato Guerreiro (31) 7524-5845
Entrada franca
 
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.