Atletas do CTE – UFMG conquistam 15 medalhas nos Jogos Escolares de Minas Gerais 2022

Jovens estão classificados para etapa nacional, Jogos da Juventude 2022 que serão realizados entre 1º e 16 de novembro, em Aracaju

Por Zirlene Lemos

Atletas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG se destacaram mais uma vez nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A equipe do CTE foi destaque conquistando 15 medalhas sendo 8 ouros, três pratas e quatro bronzes.

As premiações foram nas modalidades salto em distância 75m e 250m, arremesso de peso, pentatlo, salto triplo, lançamento de disco, 100m rasos, dardo,  110m com barreiras, 800m com barreira e pentatlo. O CTE foi representado por atletas com até 17 anos.

Os resultados foram tão relevantes que atletas do CTE que se destacaram, vencendo em suas categorias, foram convocados para participação nos Jogos Escolares da Juventude. Trata-se da principal competição de base do país, acontecerá em Aracaju (SE) e reunirá os melhores atletas do Brasil na faixa etária até 17 anos na disputa de 16 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling). A competição envolverá cerca de 6 mil pessoas, sendo 4.500 atletas.

Laiza Gonçalves dos Santos Serpa, Mayron Lucas Santos Gomes, Maria Eduarda Candido Teixeira e Luiz Arthur Caetano

Atletas convocados para os Jogos Escolares da Juventude 2022

Nayane Izabel Braga (100 rasos e Salto em Distância)

Beatriz Marafiga Cleudo (Lançamento do Dardo)

Isabelle Mendes de Oliveira (Pentatlo)

Luiza Fernades Atanazio Lopes (Arremesso de Peso e Lançamento do Disco)

Saulo Peixoto Ferreira (110m com barreiras).

Outra boa notícia é que pelo relevante número de atletas, o professor Márcio Vianna Prudêncio, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e treinador do CTE, também foi convocado para ser o treinador chefe da equipe feminina nos Jogos Escolares da Juventude, em novembro.

Confira os resultados

Resumo do dia 26/07

• Nayane ouro no distancia
  • Saulo ouro nos 110 c/ barreiras 16
  • Beatriz Ouro no Dardo
  • Dereck bronze no distancia
  • Livia prata nos 80m rasos

Resumo do dia 27/07

• Yuri, bronze no peso
  • Nayane ouro nos 100.
  • Miguel, final nos 100m (6°)

Resumo do dia 28/07

• Luiza, ouro no disco
  • Livia, ouro nos 150m

Resumo do dia 29/07

• Luiza ouro no peso
  • Beatriz Cunha bronze no peso

Resumo do ultimo dia 30/07
Isabelle ouro no pentatlo
Elcio prata no pentatlo
Nayane bronze nos 4×400 (junto com o colegio militar)

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG mantém parcerias que financiam os projetos de Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.