Atletismo

Atletismo Olímpico

O atletismo é considerado o esporte base e mais antigo desempenhado pelo ser humano. Composto por movimentos simples e básicos como correr, saltar e lançar, sua origem é datada por volta de 776 a.C. nos Jogos Olímpicos da Grécia. Atualmente o atletismo é composto por provas de pista e provas de campo.

Nas provas de pista temos as corridas de velocidade (100m, 200m, 400m, corridas com barreiras e revezamentos 4x100m e 4x400m) e corridas de meio-fundo e fundo (800m, 1500m, 3000 com obstáculos, 5000m e 10000m) além da marcha atlética e Maratona (que ocorre predominantemente nas ruas).

Nas provas de campo temos os saltos (salto em altura, salto em distância, salto com vara e salto triplo), os lançamentos e arremessos (arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de martelo, lançamento de dardo)

Com toda essa variedade de provas, o atletismo é um dos esportes mais democráticos do mundo, aceitando diferentes biotipos em sua formação, além de ser um formador social e um meio de educação.

O CTE-UFMG possui uma equipe de atletismo focada na formação de novos talentos para a modalidade. Nossa equipe (APCEF-MG/CTE-UFMG) vem se destacando no cenário nacional e internacional pela qualidade do trabalho desenvolvido na captação e desenvolvimento de jovens no esporte.

Visando a descoberta de novos talentos e a transformação pelo esporte, abrimos nossas portas semanalmente para jovens de 12 a 16 anos que queiram entrar para a modalidade, para isso basta comparecer no CTE às quartas-feiras 15h para um teste físico. Os testes ocorrerão até o dia 12 de junho de 2019.

Maiores informações pelo telefone (31) 3409-3334 ou por email (tetratlo@gmail.com).