Judô

Judô

Sistematizado por Jigoro Kano em 1882, o judô ou “caminho suave” (Ju – suave e Do – caminho ou via) é uma arte marcial para a qual foram criadas regras específicas para que se tornasse um esporte. Até o momento, é o esporte com maior número de medalhas olímpicas para o Brasil, sendo 24 no total.

Visando que os atletas praticantes de judô crescessem como pessoas também, Jigoro Kano criou um código moral para que todos cumprissem, o qual é baseando em oito princípios básicos:

– Cortesia, para ser educado no trato com os outros;

– Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;

– Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;

– Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;

– Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;

– Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;

– Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;

– Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

O combate de judô é caracterizada pelo controle do oponente com a projeção de suas costas no chão. Podem também ocorrer ações no solo com o objetivo de estrangular ou aplicar uma chave de braço com a finalidade de fazer o oponente desistir do combate e ainda imobilizar o adversário com as costas no solo pelo tempo de vinte segundos.

Desde 2013, o CTE/EEFFTO contava com uma equipe de judô que, a princípio, visa a formação de atletas. As peneiras são realizadas em fevereiro para crianças de até 12 anos com ou sem experiência. A partir disso, iniciantes treinam duas vezes na semana, já os atletas mais avançados se preparam cinco vezes por semana.

Atualmente não temos equipe nesta modalidade.