Psicologia do Esporte

A Psicologia do esporte (PE) vem compor o núcleo interdisciplinar do treinamento esportivo, com o objetivo de entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta e treinadores.

A preparação psicológica deve acontecer como parte do processo de treinamento, assim como ocorre com os trabalhos de preparação física, técnica e tática. Neste sentido, é fundamental a participação do psicólogo junto às decisões da comissão técnica no planejamento e execução da temporada esportiva.

No esporte de rendimento a psicologia do esporte estrutura o seu trabalho a partir da avaliação/diagnóstico do atleta e dos aspectos do treinamento e intervenção. O processo de avaliação envolve entrevistas iniciais e aplicações de diversos instrumentos na busca de verificar e compreender as habilidades cognitivas e comportamentais dos atletas, além de avaliar as necessidades dos praticantes. A prática da intervenção, individual ou em grupo, é composta pelos elementos de orientação, recomendação, treinamento mental e práticas terapêuticas, tendo como escopo principal a performance esportiva.

O trabalho da psicologia do esporte é fundamental para a otimização dos resultados do atleta durante a temporada esportiva, além de contribuir na prevenção e recuperação de lesões, lidar com a pressão do ambiente competitivo e desfrutar do prazer da prática esportiva. Este trabalho deve ser iniciado nas categorias de base, mantido na transição para o profissional e também estar presente durante o período de transição de carreira do atleta.

O setor de psicologia do esporte atua em consonância com as demais áreas da equipe interdisciplinar do CTE/UFMG. Além disso, conta com a parceria da FAFICH/UFMG (curso de psicologia), com os núcleos de atendimento clínico e orientação profissional.

 

Equipe:

Coordenação geral: Prof. Doutor Franco Noce;

Supervisão Atletismo: Flaviane Maia;

Supervisão Esportes Aquáticos: Maria Elisa Pádua;

Supervisão Esportes de Combate: Poliana Fraga;

Co-cordenação Científico: Sávio Caixeta;

Co-cordenação Administrativo: Cristiane Moreira;

Co-cordenação Pedagógico: João Aversa;

Co-coordenação Atletismo: Cristiane Moreira;

Co-cordenação Taekwondo: João Aversa;

Assessoria de Comunicação: Mariana Vilela.