Quem Somos

O Centro de Treinamento Esportivo é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Foi construído mediante uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da, então, Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ) e selecionado como um dos centros de treinamento oficiais para delegações estrangeiras para as Olimpíadas Rio 2016.

O CTE é uma referência nacional na detecção, desenvolvimento e aprimoramento de talentos esportivos, disseminação de métodos de treinamento e geração de conhecimento científico multidisciplinar nas ciências do esporte. Por meio de projetos que contemplam tanto atletas de alto rendimento quanto crianças e adolescentes, incluindo aqueles em condição de vulnerabilidade social, com a participação de professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, o CTE associa o esporte à educação e cidadania, cumprindo o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão das práticas acadêmicas.

Missão

Contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento de Minas Gerais, promovendo a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas.

Visão

Ser um centro de treinamento esportivo reconhecido internacionalmente em ciência e tecnologia aplicadas.

***

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG atualmente é dirigido pelo professor Sérgio Teixeira da Fonseca e tem coordenação técnica/científica do professor Luciano Sales Prado. O Projeto de Desenvolvimento do Esporte é coordenado pelo professor Maicon Rodrigues Albuquerque e o Projeto Esporte Paralímpico é coordenado pela professora Andressa da Silva de Mello.

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) atualmente é dirigida pelos professores (Diretor) Gustavo Pereira Côrtes do Departamento de Educação Física e pela (Vice-diretora) Tânia Lúcia Hirochi do Departamento de Terapia Ocupacional.