Imprimir aumentar/diminuir letra aumentar contraste

Pesquisa e Tecnologia

O Centro de Treinamento Esportivo será um espaço para estudos, pesquisas, prática e aperfeiçoamento de atletas de diferentes modalidades esportivas. Para que se estabeleça enquanto tal, uma de suas metas principais é promover a integração entre suas atividades e o ensino, pesquisa e extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, além de escolas, instituições, professores e pesquisadores parceiros.

Equipamento da academia – Tecnologia aplicada e desenvolvimento

O CTE contará com material humano, infraestrutura e equipamentos adequados para o treinamento esportivo de alto rendimento e a produção de conhecimento a respeito das práticas adotadas. Em meio a suas atividades, poderão ser monitorados os desempenhos dos atletas e produzidos estudos a seu respeito. O treinamento será sistematicamente acompanhado, buscando-se sempre desenvolver e compreender as técnicas que melhor se adaptam aos atletas, na produção de competidores mais capazes e de sistemas de treinamento mais eficientes.

Prevê-se que, em médio prazo, poderão ser instalados laboratórios e núcleos de pesquisa de diversas linhas relacionadas ao esporte: treinamento, fisiologia, fisioterapia, recuperação física, tratamentos, medicina, entre outras. Espera-se que, por meio da relação entre pesquisadores e atletas usuários, tecnologias possam se desenvolver e ultrapassar as fronteiras do esporte, com a produção de conhecimento e materiais que se adaptem a outras necessidades humanas – notadamente de locomoção, de melhoria de condicionamento físico, etc.