Por Yves Vieira
O Centro de Treinamento de Esportivo (CTE) da UFMG é umas das referências no esporte brasileiro e mineiro, em diferentes modalidades, tanto do esporte olímpico como do paraolímpico. Presume-se então, que é um local com muitas histórias particulares, dentre essas a de Vytor dos Santos de Assis, atleta da equipe de Taekwondo.
Vytor tem 16 anos e está no Projeto desde seu início, no segundo semestre de 2013. O adolescente chegou ao Centro com um claro objetivo, o de emagrecer, já que quando criança era obeso. A meta inicial foi concluída, mas nesses quases seis anos vivendo dentro do esporte outras surgiram.
Nesse período, o atleta teve uma forte aliada: a disciplina. Elogiado por seus treinadores por tal qualidade, o jovem de 16 anos chegou ao CTE sem nunca antes ter lutado Taekwondo e alcançou todo conhecimento adquirido durante esse tempo no CTE, com muito foco, persistência e determinação.
Assim como Vytor, muitas crianças e adolescentes passaram pelo Projeto, mas não são todos que continuam, inclusive uma relativa parcela desses desiste pouco tempo depois. No entanto, em nenhum momento ele desistiu, mostrando que em certos momentos o querer é mais importante que o talento prévio.
A partir do ano de 2017, o atleta passou a treinar com a equipe principal de Taekwondo do Centro e isso fez com que Vytor alcançasse um importante desenvolvimento e crescimento, que seria demonstrado em números e conquistas no ano seguinte.
Em 2018, o esportista se mostrou pronto, terminando como 4º colocado no ranking nacional na sua categoria. Para chegar a essa posição, foi medalha de bronze no Brasileiro de Menores, na Copa do Brasil, no Grand Slam e no Open Sudeste.
Todavia em 2019, Vytor foi além e quer ir ainda mais. Apesar de não ter tido um bom início de temporada, sem conseguir a classificação para o Campeonato Brasileiro na seletiva mineira, o jovem demonstrou novamente a característica que o acompanha desde os seus primórdios no Taekwondo: a persistência.
O atleta não abaixou a cabeça e soube lidar bem com a situação, com bastante resiliência (capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação). E o resultado veio logo: o atleta se tornou campeão brasileiro estudantil, em competição ocorrida no último mês de abril, na capital federal. Com o resultado, o esportista conquistou a oportunidade de representar a Seleção Brasileira de Taekwondo no Mundial Estudantil, que será realizado na Hungria, no mês de junho.
Sim, o menino de 10 anos que começou no Taekwondo com o único objetivo de emagrecer se tornará o primeiro da equipe do CTE a representar a Seleção Brasileira numa competição internacional apenas seis anos depois.
Vytor se aproxima de viver o sonho. Atleta viaja para a Hungria, onde representará todo um país, no próximo dia 14 de junho. Além do coordenador técnico Cristiano Arruda e o treinador Marcelo Barros, o preparador físico Guilherme Loiola faz parte da comissão técnica da equipe de Taekwondo do CTE e também tem papel decisivo na preparação do atleta.