Por Bruno Freire
A atleta Maria Luiza Bracarense, que integra a equipe de Nado Artístico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, conquistou, no último sábado (20), a medalha de bronze na I Competição Online de Nado Artístico da União Americana de Natação (Uana) 2020. Maria Luiza chegou ao pódio representando o Brasil na competição internacional.
A atleta de 12 anos integrou a categoria Juvenil do time brasileiro, competindo no exercício Burpee. Toda a competição foi realizada através de videoconferência, devido ao período de quarentena em ocasião da pandemia de covid-19. Os atletas realizaram exercícios fora da água, sob observação de uma banca avaliadora.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.