Por Bruno Freire
Durante este período de isolamento social, o esporte tem que encontrar métodos alternativos para continuar. Uma das formas encontradas para competir nessa pandemia são os campeonatos virtuais. Um exemplo é o Festival Goiânia Open de Parataekwondo, que ocorrerá on-line neste domingo, 16 de agosto, com participação do atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, Eduardo Henrique Dantas Martins.
Eduardo já disputou outro campeonato virtual durante a quarentena, o primeiro campeonato on-line de dubal da Falcões Taekwondo. O atleta de 15 anos diz que não teve grandes dificuldades para se adaptar ao novo modelo e participar do festival por meio digital.
“Nunca havia participado de um festival ou qualquer outro tipo de competição de poomsae. Porém, foi tudo muito tranquilo fazer todo o processo dentro da competição dentro de casa”, afirmou o atleta.
O treinador do CTE, Diego de Oliveira, considera esses campeonatos virtuais de extrema importância para manter os atletas motivados e treinando durante a quarentena, evitando que eles desistam da prática esportiva. Além disso ele considera essas competições como forma de divulgar um esporte não muito conhecido.
“A importância de festivais de Parataekwondo, sejam eles on-line ou presenciais é a divulgação. Por ser uma modalidade bem nova é importante a expansão de um esporte paraolímpico que estreará nas Paraolimpíadas de Tóquio”, explica o treinador. Ele também destaca a relevância do evento para o preparo técnico dos atletas. “Principalmente nessa situação de isolamento social, é importante mantê-los ativos e motivados com eventos e festivais, seja de alto rendimento ou de apresentação”, disse o treinador.
O Festival Goiânia Open de Parataekwondo ocorrerá no dia 16 de agosto, às 9h, com transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube da Federação Goiana de Taekwondo.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.