Por Mariana Gonçalves
A equipe de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (APCEF-MG/CTE) da UFMG garantiu bons resultados no Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, que foi realizado entre os dias 21 e 23 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).
O primeiro a subir no pódio pela equipe do CTE foi o atleta Marcos Roberto de Oliveira Lopes, de 18 anos. No primeiro dia de competição, ele conquistou o ouro no lançamento do martelo, com 59,43m. Esse foi o recorde pessoal do atleta, superando a marca anterior de 59,20m. Com o resultado, Marcos garantiu o bicampeonato da competição.
Já no domingo, dia 23, a atleta Barbara Rodrigues da Cunha foi a terceira colocada nos 100 metros com barreiras, com 14.69m, o que lhe garantiu o bronze na competição. No mesmo dia, a atleta Beatriz Ferreira Marciano atingiu a marca de 12,30m no arremesso de peso, e ficou com a medalha de prata da modalidade.
Ao todo, doze atletas representaram a equipe APCEF-MG/CTE-UFMG no Sub-20. Ao todo, o torneio reuniu cerca de 650 atletas, de 22 estados e do Distrito Federal. As normas da competição foram adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da covid-19. Foram realizadas medições da temperatura corporal pré-participação e a realização de teste de covid-19 em casos suspeitos. E também foi obrigatório o uso de máscaras, a disponibilidade de álcool em gel, limpeza de implementos, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, distanciamento entre os treinadores no momento das provas de seus atletas e a cerimônia de premiação diferenciada (os atletas pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.