Por Zirlene Lemos
O evento acontecerá entre os dias 11 e 18 de setembro e o Brasil será representado por 24 atletas
A mineira Izabela Campos, medalhista paralímpica brasileira nos Jogos – Rio 2016, da equipe do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE), é uma das convocadas para o Grand Prix de atletismo de Marrakech. O evento acontecerá entre os dias 11 e 18 de setembro e o Brasil será representado por 24 atletas.
A atleta de lançamento de disco na classe F11 (para deficientes visuais), foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Alto Rendimento. Confira lista de convocados.
Atleta
Izabela é destaque no paralímpico. Já participou de três Olimpíadas (2012, 2016 e 2021) e se prepara para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris 2024. Na Rio 2016, conquistou o bronze no lançamento de disco. Nos Jogos Parapan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, subiu ao degrau mais alto do pódio, superando o recorde da competição com 35,32m. Na mesma edição do Parapan, a atleta ainda ficou com a medalha de bronze no peso, na junção de classe F11/F12. Izabela foi bronze também em Dubai, em 2019. Antes de se destacar nas provas de campo, chegou a correr provas de 400 metros até cinco mil metros. Desde 2014 integra o Projeto de Esporte Paralímpico do CTE/UFMG, que tem o apoio do Ministério da Cidadania.
Treinador
Ivam Bertelli, treinador de Izabela no CTE, também foi convocado pelo CPB e vai participar do Grand Prix de atletismo de Marrakech. Atleta há 43 anos nas modalidades de lançamento de martelo e martelete, Bertelli é técnico de paratletismo desde 2011. Sua função é extrair do atleta o que ele tem de melhor, nos aspectos técnico, físico e psicológico. Sobre a experiência na preparação de Izabela Campos, o treinador conta que “ela já tinha uma atividade física e uma coordenação muito boas. E, por ser deficiente visual, tinha uma noção espacial muito grande”, o que facilita o dia a dia nos treinamentos.
Dentre os convocados também estão os medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 Alessandro Rodrigo, Elizabeth Gomes, Ricardo Gomes e Vinícius Rodrigues. O atletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
O CTE-UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.