Por Zirlene Lemos
Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, 4 atletas da equipe paralímpica do CTE, inclusive juvenil, disputam no Draft Parataekwondo de 2023 as vagas que definirão os nomes para integrar a Seleção Brasileira para esta temporada. Na categoria adulto competem os atletas Leonardo Jonathan Silveira Alves (até 58 kg) e Douglas Rocha Pinto (acima de 80 kg) enquanto na juvenil disputam os atletas Eduardo Henrique Dantas Martins (até 80 kg) e Yuri Ângelo Rocha Pinto (até 63 kg). Ao todo são cinco as categorias de disputa para Feminino (até 47 kg, até 52 kg, até 57 kg, até 65 kg e acima de 65 kg) e Masculino (até 58kg, até 63kg, até 70 kg, até 80 kg e acima de 80 kg).
Organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), o evento reúne os atletas que vêm se destacando nos últimos anos em ciclos de competições nacionais e internacionais e pelas pontuações alcançadas nos rankings. De acordo com os organizadores, o Draft Parataekwondo 2023 avalia e seleciona os atletas pelos resultados dos testes físicos, técnicos e táticos. Os melhores vão integrar a equipe nacional nos Jogos ParaPan-Americanos de 2023 que serão realizados em Santiago (Chile), de 17 a 25 de novembro e no Campeonato Mundial de Parataekwondo 2023.
O treinador da equipe de Parataekwondo do CTE-UFMG, Diego de Oliveira explica que durante o Draft os atletas são acompanhados pela equipe multidisciplinar da Seleção Brasileira por meio de protocolos de avalições físicas, técnicas e táticas e afirma que os atletas do CTE-UFMG estão muito bem preparados e têm chance de se classificarem.
Classificatório para os Jogos ParaPan-Americanos
O Parataekwondo contará com duas formas de qualificação: a disputa do draft, com pontuações no ranking mundial e o evento classificatório em março, no Rio de Janeiro, outra competição que contará com mais atletas do CTE-UFMG na disputa. Dentre os 11 atletas convocados no Classificatório para os Jogos Parapanamericanos, na equipe paralímpica do CTE-UFMG estão Miriam Aparecida Pio (até 47kg) e Larissa Lohane Lopes (até 57kg). As atletas não vão disputar, quando disputaram o Campeonato Brasileiro de Parataekwondo 2022. Na categoria adulto Larissa (57 kg) foi ouro e Miriam (47 kg) foi prata garantindo vaga direta para disputar o Classificatório e brigar pela vaga na Seleção Brasileira.
Em março, no Rio de Janeiro, será feito o anúncio oficial dos atletas brasileiros representantes no Campeonato Mundial e Campeonato Panamericano de Parataekwondo pela CBTKD.
Atualmente no CTE-UFMG, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana.