Por Zirlene Lemos
Miriam e Larissa Lohane garantiram vagas para disputar os Jogos Parapan-Americanos 2023 realizados em novembro em Santiago, no Chile – Foto: Zirlene Lemos
Celebrando um primeiro trimestre de resultados positivos as atletas do parataekwondo, Larissa Lohane Lopes (até 57kg) e Miriam Aparecida Pio (até 47kg) conquistaram respectivamente, em suas categorias, as medalha de prata e de bronze no Pan Am Séries II, realizado no Rio de Janeiro, no dia 24 de março. A competição, que reuniu atletas do continente americano da modalidade, valia pontos para o ranking.
Com as conquistas, as atletas garantiram a vaga nos jogos Parapan-Americanos no Chile, que acontece em novembro deste ano. Vale destacar que ambas vinham de lutas consecutivas, entre 22 e 26 de março, ao participarem do Classificatório para os Jogos Parapanamericanos.
Sobre as atletas
Miriam Pio integra a equipe do parataekwondo do CTE/UFMG desde 2021, é campeã na categoria 47 kg. Mesmo com relativamente pouco tempo, Miriam acumula no currículo 6 medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas bronze. Foi campeã brasileira (2021), bicampeã regional Sudeste (2021/2022), conquistou bronze no Pan Series III (2022) e acabou de conquistar mais um bronze no Pan Series (2023).
Larissa Lohane é campeã na categoria até 57 kg e acumula no currículo 5 medalhas, sendo três de ouro e duas de prata. Foi bicampeã brasileira (2021/2022), campeã regional Sudeste (2021), conquistou 2 pratas no Pan Series (2022/2023).
De acordo com o treinador da equipe de Parataekwondo, Diego de Oliveira, “as atletas seguem a rotina intensa de treinos, visando o calendário de competições de 2023”.
Atualmente no CTE/UFMG, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana.