No dia 28/9, Luiz Arthur Santos conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-23. Com a marca, ele e seu treinador, o prof. Márcio Prudêncio, tornaram-se tricampeões sul-americanos do decatlo sub 18, sub 20 e agora sub 23 (eles também já são tetracampeões brasileiros). O atleta finalizou a disputa com a marca de 7.009 pontos, tendo alcançado o seu PB - Personal Best (seu melhor resultado) nas provas de salto em altura (2,07m), de lançamento de disco (36,83m) e no salto com vara (4,00m).
Monthly Archives: setembro de 2024
No último sábado, 21/9, o Centro de Treinamento Esportivo foi o palco belo-horizontino do Festival Paralímpico, evento nacional voltado para a apresentação de modalidades esportivas para crianças e adolescentes, e para a celebração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e do Dia do Atleta Paralímpico (22/9).
Entre 11 e 15 de setembro, atletas do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG disputaram o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo deste ano, trazendo duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze para casa. A disputa ocorreu na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, e contou com a participação de mais de 1.300 atletas de todos os estados brasileiros. No mesmo final de semana, entre 13 e 15 de setembro, também ocorreu o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18. Disputado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, três atletas do CTE subiram ao pódio para receberem suas medalhas.
Na última sexta-feira, 13/9, Carolina Moura e Arthur Xavier, atletas do Centro de Treinamento Esportivo, compareceram em evento de boas-vindas no prédio da reitoria na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Eles foram recebidos pela profª. Sandra Goulart, reitora da UFMG, pelo prof. Alessandro Moreira, vice-reitor, pelo prof. Gustavo Côrtes, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO, e pelo cônsul Vincent Nedelec, representante da embaixada da França no Brasil.
Além de atletismo, natação e taekwondo, o Centro de Treinamento Esportivo também oferece o Nado Artístico. Os treinos são destinados a adultos e crianças a partir dos 6 anos e são liderados pela treinadora Pâmela Nogueira, que é ex-atleta olímpica de Nado Artístico, hexacampeã sul-americana e medalhista de Bronze nos Jogos Pan Americanos de 2007 e de 2011. O time ainda conta com a técnica Adriana Tavares.
No último sábado (7/9), atletas e treinadores do CTE marcaram presença na ‘’Festa Francesa Minas Paris’’, que ocorreu no Parque do Palácio, no bairro Mangabeiras. O evento buscou celebrar cultura e esporte, trazendo destaque para as Paralimpíadas de 2024. Uma das atrações consistiu na demonstração de várias modalidades esportivas, tanto olímpicas quanto paralímpicas, como atletismo, canoagem de velocidade, ginástica de trampolim, rugby, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei, judô e breaking. As atividades incentivaram a participação ativa do público, e permitiu que as pessoas vivenciassem a prática esportiva.
As Paralimpíadas de Paris 2024 chegaram ao fim e o desempenho dos atletas brasileiros deixou o país muito orgulhoso: no total, foram 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, totalizando 89 medalhas e elevando o Brasil ao 5º lugar nos Jogos Paralímpicos - marca inédita para o país. E mesmo quem não trouxe uma medalha para casa, pôde participar de uma disputa acirrada, demonstrando muita garra e dedicação. Não foi diferente com Carolina Moura, Arthur Xavier e Izabela Campos, atletas do Centro de Treinamento Esportivo. Eles fizeram história em Paris e voltaram muito mais experientes, com a certeza de que todo o esforço empregado está levando-os a uma trajetória de sucesso.
O Centro de Treinamento Esportivo recebeu, na última quarta-feira (04/09), uma visita técnica dos representantes da CEMIG, da Capstone e do professor Braz de Jesus Cardoso, idealizador do Projeto OÁSIS – UFMG, para a implementação de um sistema de co-geração de energia via microturbinas, cuja instalação está prevista para dezembro de 2024.