No dia 9/4, o setor de Psicologia do Esporte do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG esteve presente no 6º Congresso das Vertentes de Psicologia – Convep, realizado na Universidade Federal de São João Del Rei. Gabriel Torres, supervisor científico, e Silvandino Assis, coordenador do setor paralímpico, apresentaram o minicurso “Fortalecendo vínculos ao longo da temporada: estratégias para a relação treinador-atleta” no evento, propondo reflexões e práticas sobre um tema fundamental para o esporte contemporâneo.
Gabriel e Silvandino discutiram como a psicometria pode ajudar a compreender fatores como motivação, resiliência, ansiedade, habilidades mentais e coping — com foco especial na avaliação da relação treinador-atleta, por meio do modelo dos 3+1 Cs e do CART-Q. A proposta central foi aproximar Educação Física e Psicologia, traçando um continuum que vai do bem-estar à performance.
O 6º Congresso das Vertentes de Psicologia ocorre de 7 a 11 de abril, com o lema “Agregar e dialogar: a psicologia não se faz sozinha”. O evento conta com minicursos, oficinas, rodas e mesas, e mais de 300 inscritos.
O setor de Psicologia do Esporte atende as equipes olímpicas e paralímpicas do CTE. Com mais de 10 anos, ele é coordenado pelo Prof. Dr. Franco Noce, possui supervisão da Psicóloga Maria Elisa e supervisão científica do Prof. Ms. Gabriel Torres. O coordenador dos esportes olímpicos é o Gabriel Dias e o coordenador dos paralímpicos é o Silvandino de Assis; o setor conta, ainda, com voluntários e estagiários, como Anna, Angélica, Laura, Caio e Mauro, que acompanham todas as equipes.