No dia 11 de abril, o Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG recebeu o multicampeão paralímpico de natação Gabriel Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho. O atleta participou de uma roda de conversa na qual ele compartilhou sua trajetória de superação, dedicação e conquistas, reforçando a importância do esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social, e ainda respondendo às perguntas do público.
O evento, que reuniu dezenas de jovens, ocorreu no âmbito do Circuito Olympism365, uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional, executada, no Brasil, pela Demà Jovem, por meio da Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, uma organização da Sociedade Civil com foco em promover educação, trabalho e aprendizagem para jovens aprendizes.
Além do time da Renapsi, o grupo também recebeu as boas-vindas do Prof. Maicon Albuquerque, diretor do CTE, da Profa. Andressa Mello, coordenadora de Esporte Paralímpico, e do Arthur Campos, subsecretário de trabalho e emprego da SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.
A Profa. Andressa Mello ressalta que foi uma alegria receber o evento no CTE, que iniciativas como essa ajudam a trazer os valores do esporte para jovens que estão no seu processo de profissionalização para entrar no mercado de trabalho: “ O evento trouxe valores de excelência, de amizade, de respeito, da importância do fairplay, da importância da inclusão e da igualdade, sem dúvidas, é um marco para essas pessoas que estão em processo de formação. Além disso, ouvirmos a palestra do Gabriel Araújo, que é um multimedalhista paralímpico, também nos faz cada vez mais acreditar na influência e na potencialização da inclusão por meio do esporte. Sua história de vida inspira os nossos atletas do CTE e também inspira esses jovens que estão se inserindo no mercado de trabalho.”
O campeão Gabriel Araújo também comentou: “Fiquei muito feliz com a oportunidade de estar aqui falando um pouco da minha história e, de alguma forma, podendo incentivar as pessoas, principalmente, os jovens. Eu fico muito feliz e realizado com isso. E é sempre bom voltar ao CTE, já vim aqui diversas vezes, para competições e treinamentos também, usufruindo dessa estrutura maravilhosa que temos aqui em Belo Horizonte.”





