Por Filipe Guedes
A atleta Maria Luiza Bracarense, que integra a equipe de Nado Artístico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, vai representar a Seleção Brasileira na I Competição Online de Nado Artístico da União Americana de Natação (Uana) 2020, que ocorre no próximo sábado (20).
Maria Luiza se classificou na primeira colocação na seletiva virtual que ocorreu na última quinta-feira (11) e garantiu uma vaga na competição internacional.
A seletiva funcionou por meio de uma conferência de vídeo que reuniu juízes e preparadores físicos brasileiros para avaliarem os competidores conforme os critérios da Uana.
A treinadora da equipe de Nado Artístico do Centro, Tathiane Martins, comentou sobre o modelo inovador e acerca da relevância da competição deste fim de semana.
“A competição vem em uma hora na qual precisamos manter as atletas motivadas a treinar pelo menos a parte física. Se adequando às condições de distanciamento, o campeonato será via plataforma Zoom. Cada atleta fará o exercício sob observação de uma banca avaliadora. Consequentemente, a competição será fora da água e contará com dois exercícios por categoria, o Burpee e a Posição de Y”, explicou.
Maria Luiza, de 12 anos, foi selecionada para representar o país na categoria Juvenil, competindo no exercício Burpee. A atleta falou sobre a emoção da conquista, ainda mais valorizada por ser em uma estrutura inusitada de classificatória, e também da expectativa para o campeonato do fim de semana.
“Eu nunca achei que participaria de uma competição fora d’água no Nado Artístico, mas, no CTE, se treina muito fora da piscina e isso me ajudou bastante. Estava muito ansiosa e, quando a Tathi (treinadora) telefonou para me dar o resultado, eu fiquei extremamente feliz. Estou treinando todos os dias e quero fazer melhor do que na seletiva nesse fim de semana”, contou Maria.
A competição da Uana também será realizada através do formato de video conferência. Os exercícios avaliados serão os mesmos feitos na seletiva brasileira.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.