Por Mariana Gonçalves
As judocas Kamilla Silva e Paula Clark, atletas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, conquistaram o terceiro lugar na primeira edição da Copa Brasil Interclubes de Judô, que terminou neste domingo (29). As atletas participaram da competição representando o Paineiras do Morumby. O torneio adotou o modelo de equipes mistas, prova olímpica que será novidade em Tóquio no próximo ano. A competição foi disputada em uma arena montada no centro de treinamento do Futebol Clube Ska Brasil, em Santana de Parnaíba (SP).
A primeira edição da Copa Brasil Interclubes de Judô consagrou o Esporte Clube Pinheiros como campeão, vencendo de virada, por 4 a 3, o Minas Tênis Clube, que ficou com a prata. O Paineiras do Morumby conquistou o bronze contra a equipe do Sesi, vencendo as quatro primeiras lutas do confronto.
Na disputa pelo terceiro lugar, Kamilla Silva foi vitoriosa na categoria até 57 quilos. Ela relata a importância dessa que foi a primeira competição presencial que participaram desde o início da pandemia.
“Foi um bronze com gostinho de ouro! Graças a Deus, ontem, eu pude contribuir com a vitória da equipe que abriu as portas para nós. Fiquei muito feliz de, além de ter retornado, ter lutado feliz, bem e fazendo o que eu gosto”, comemorou Kamilla.
Kamilla e Paula são atletas da equipe de judô do CTE-UFMG. As judocas foram convidadas para integrar o time paulista especialmente para o torneio. Paula destacou a importância da Copa Brasil Interclubes na valorização do judô nacional e ter sua atuação no esporte reconhecida.
“Foi uma experiência incrível por dois motivos. Primeiro, por ter a oportunidade de participar de uma competição em cenário nacional com a elite do judô, ainda mais que foi um ano atípico. Segundo, porque fiquei muito feliz pelo clube Paineiras ter reconhecido nosso trabalho e nos chamado para competir. Eu lutei em uma categoria acima do meu peso (a categoria habitual é de até 63 quilos e lutei na categoria até 70 quilos). Mesmo assim, confiaram no meu trabalho e me chamaram para lutar por eles”, contou Paula.
As atletas também ressaltaram os treinos desenvolvidos com a equipe de judô do CTE que, nos últimos meses, seguiu com o acompanhamento dos atletas de forma remoto, devido ao isolamento social.
“A última competição que participamos foi em março e voltar agora, em novembro, com uma medalha, quer dizer que o trabalho que fizemos em casa surtiu efeito e foi um trabalho bem feito”, finalizou Paula.
A Copa Brasil Interclubes de Judô foi uma iniciativa da Confederação Brasileira de Judô. O evento foi transmitido na íntegra pelo Canal Brasil Judô, canal oficial da CBJ no YouTube – as lutas estão disponíveis no canal.
Por ser presencial e um esporte de contato, a competição adotou o formato “bolha”, mantendo todos os integrantes das delegações e equipe de trabalho confinados e isolados em um centro de treinamento durante cinco dias para a competição. O formato inédito teve como objetivo oferecer o maior nível de controle e segurança no ambiente para os participantes, minimizando o risco de contágio pelo novo coronavírus.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.