Nado sincronizado

Nado Artístico

O Nado Artístico é considerado a evolução do que antes era chamado Ballet Aquático. Tal nomenclatura expõe a estrita relação entre a dança e o atual esporte em seu surgimento. Apesar de já existirem disputas da modalidade no século XIV, o Nado Sincronizado persistiu por muito tempo sendo apenas uma forma de entreter o público no intervalo de competições aquáticas.

Em 1952, a modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos como evento demonstração, sem disputa de medalha, e efetivada de maneira competitiva nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles.

As provas dessa modalidade são: Solo (apenas um atleta), Dueto (dois atletas) e Conjunto (de quatro a oito atletas). Na modalidade olímpica, as piscinas para execução das performances são 12m por 12m, com 3m de profundidade, de forma que os atletas não toquem suas bordas ou o fundo enquanto realizam movimentos no ritmo da música escolhida.

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG conta com o projeto de Nado Artístico, coordenado pela técnica e atleta Olímpica Pamela Nogueira.

As crianças interessadas em participar devem saber nadar crawl e costas. Para ingressar na equipe deve-se contatar a responsável pela iniciativa.

Coordenadora: Pamela Nogueira

Email: nadocteufmg@gmail.com

Telefone: (21) 98012-0017

Instagram: nado_ctebh