Atleta CTE-UFMG: Izabela Campos vai disputar o Mundial de Atletismo Paris 2023

Por Zirlene Lemos

.

Izabela Campos treina com Ivan Bertelli, de 2ª à 6ª no CTE-UFMG – Foto: Zirlene Lemos

A atleta do CTE-UFMG,  Izabela Campos, de 42 anos, vai  defender o país no Mundial de Atletismo. A competição será disputada em Paris, na França, entre 8 e 17 de julho. Izabela compete na categoria F11, para atletas com deficiência visual quase total, e vai disputar as provas de arremesso de peso e lançamento de disco, na qual é especialista. Ela faz parte da delegação junto a outros 50 paratletas e 11 atletas-guia que vão participar do evento que serve de preparação para as Paralimpíadas de Paris, em 2024. Desde 2014, Izabela integra o Projeto de Esporte Paralímpico do CTE, coordenado pela professora Andressa Mello. O projeto é apoiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte.

“A expectativa para Paris é a melhor possível. Sigo trabalhando para alcançar e melhorar minhas marcas. Estou muito feliz, agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram. Treino no CTE-UFMG, de segunda a sábado no período da manhã e posso garantir que o esforço vale a pena”, comentou a atleta.

Na próxima segunda-feira (3) Izabela embarca para São Paulo, onde vai se juntar à  Seleção Brasileira, no Centro de Treinamento Paralímpico e de lá seguirão para o Mundial.  

Acometida por sarampo aos 6 anos, Izabela perdeu a visão progressivamente até não enxergar mais aos 15. Aos 21, começou no atletismo com o intuito apenas de perder peso. Chegou a correr 5.000m, 1.500m, 800m e 400m, mas foi com as provas de campo que mais se identificou. Sua primeira convocação para a Seleção foi em 2012, para os Jogos
Paralímpicos de Londres. “O esporte foi um divisor de águas na minha vida. Tudo que tenho e que aprendi foi me dado através dele. Às vezes me pego pensando o que seria de mim se não tivesse começado. Vem em minha cabeça algumas ideias, mas nenhuma delas me leva aos lugares e vivências que o esporte me proporcionou. Ou seja, ele me transformou em uma pessoa melhor em todos os aspectos da minha vida”, celebrou.

A disputa no Mundial de Atletismo, vem junto a um 2023 de importantes resultados. Recentemente Izabela disputou o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo (15 e 17 de junho)  e foi destaque mais uma vez ao levar 2 vezes o ouro, sendo o 1º lugar no Arremesso de Peso Classe F11 com a marca de 10,12m (recorde da competição) e 1º lugar no Lançamento de Disco Classe F11, com a marca de 33,98m. A cada nova competição e mantendo as marcas que vem executando, a atleta sobe ainda mais sua pontuação no ranking e em busca de garantir a vaga   para disputar sua quarta Paralimpíada. Izabela é medalhista paralímpica brasileira nos Jogos Rio 2016 e já participou de três Paraolimpíadas (2012, 2016 e 2021), no currículo soma ainda o Grand Prix de atletismo paralímpico em Marrakech (2022), dois Jogos Parapan-americanos e cinco edições do Mundial de Atletismo.

Entre as principais conquistas da atleta, destacam-se: bronze no lançamento de disco no Mundial Dubai 2019; ouro no lançamento de disco, bronze no lançamento de dardo e no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Lima
2019; prata no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco no Mundial Londres 2017; bronze no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; bronze no lançamento de disco no Mundial Doha 2015; ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015; e bronze no arremesso de peso no Mundial Lyon 2013.

“Participei do último Mundial realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Mas a competição que mais me marcou foram os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, onde ganhei a minha primeira medalha paralímpica”, relembrou. Confira vídeo onde a atleta conta parte de sua história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.