Festival Paralímpico reúne centenas de pessoas no CTE

No último sábado, 21/9, o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG foi o palco belo-horizontino do Festival Paralímpico, evento nacional voltado para a apresentação de modalidades esportivas para crianças e adolescentes, e para a celebração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e do Dia do Atleta Paralímpico (22/9). 

O Festival realizou sua 7ª edição e, no CTE, contou com a presença de crianças e adolescentes, suas famílias e ainda pessoas voluntárias, somando cerca de 600 participantes. Já no Brasil, reuniu mais de 25 mil jovens, que participaram simultaneamente em 120 núcleos das 27 unidades federativas do país. O evento bateu o recorde de público, tendo ocorrido no mesmo mês em que o Brasil obteve sua melhor campanha em uma edição dos Jogos Paralímpicos, terminando em 5º lugar, com um total de 89 medalhas. 

O Festival Paralímpico do CTE apresentou as modalidades atletismo, taekwondo e bocha por meio de brincadeiras que simulavam disputas esportivas. Participaram crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, tanto com deficiência quanto típicos, no intuito de promover a interação entre os diferentes grupos. A campeã Carolina Moura (taekwondo até 65kg) e o medalhista de bronze Arthur Xavier (4x100m livre natação), ambos atletas paralímpicos do CTE, também estiveram presentes durante as atividades. Ao final, a ação ainda contou com distribuição de lanches e apresentação de um vídeo paralímpico. 

A profª. Andressa Mello, coordenadora de esportes paralímpicos do Centro de Treinamento Esportivo, ressalta que o Festival já é um evento consolidado no CTE, e que, neste ano, haverá mais uma edição a ser realizada no dia 7/12: ‘’É uma iniciativa maravilhosa, porque a gente pode receber jovens numa manhã de lazer no CTE. […] E, sem dúvidas, é um espaço em que a gente consegue visualizar crianças para a renovação de novos atletas e crianças que também possam treinar no nosso centro de referência.’’

Renato Guerreiro, supervisor técnico paralímpico do CTE, também comenta sobre a relevância do Festival: ‘’O evento tem uma importância muito grande, pois apresenta o esporte paralímpico para um grande público. Além disso, as crianças e famílias podem se conscientizar sobre as possibilidades de prática esportiva para esses jovens seja para o lazer ou para a competição. Eles também têm a oportunidade de conhecer campeões paralímpicos que um dia tiveram um sonho de ser atleta. Mais que um dia de esportes e brincadeiras, o evento é um sopro de esperança, autoestima, confiança  e novas possibilidades para milhares de crianças em todo o Brasil.’’

Andressa Mello e Renato Guerreiro foram os organizadores do Festival Paralímpico no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, e recebeu patrocínio oficial da Loterias Caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.