Fisioterapia

A Fisioterapia da UFMG faz parte da equipe multidisciplinar do CTE por meio do projeto de extensão Atuação da Fisioterapia Esportiva no CTE/UFMG. Esse propicia que os atletas em treinamento no CTE, ou com vínculo com o mesmo, tenham acesso aos diferentes tipos de assistência que a Fisioterapia Esportiva pode oferecer a um esportista. Especificamente, a Fisioterapia atua na reabilitação, prevenção de lesões, recuperação do atleta pós-treino e auxilia no atendimento emergencial, quando necessário.

Na atenção ao atleta de alto rendimento, é essencial a atuação da Fisioterapia. Nestes casos, a Fisioterapia atua na reabilitação do atleta que apresenta uma lesão ou alguma queixa que prejudique o desempenho ou participação em treinos e competições, com o objetivo de retorno do atleta às suas atividades esportivas. Além da atuação na reabilitação, no esporte de alto rendimento, faz-se necessário a atuação da Fisioterapia para a prevenção de ocorrência de lesões ao longo da temporada. Para as ações de prevenção são necessários registros de lesões, avaliações sistematizadas e intervenções voltadas para a correção dos fatores de risco apresentados por cada atleta. Além disso, ressalta-se a atuação da Fisioterapia Esportiva na recuperação do atleta pós-treino, também conhecido como recovery.

Essas ações visam a melhora de alguns sintomas ou desconforto, preparando o atleta para continuidade da rotina de treinamento. Portanto, para contribuir com o desempenho adequado e satisfatório do atleta no esporte e prevenir a ocorrência de lesões, os esportistas de alto rendimento necessitam de uma atenção diferenciada da Fisioterapia. Para atingir tais objetivos as ações da Fisioterapia Esportiva devem estar em consonância com as ações da comissão técnica e demais áreas da equipe interdisciplinar do CTE, caracterizando a natureza multidisciplinar do projeto.

A equipe da Fisioterapia do CTE conta com a professora Dra. Juliana Ocarino, coordenadora do projeto, assim como com os professores Dr. Renan Alves Resende e Dr. Sérgio Teixeira da Fonseca, a fisioterapeuta Larissa Pinheiro e estagiários bolsistas e voluntários do curso de graduação em Fisioterapia da UFMG.