Por Cíntia Militina e Yves Vieira
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG recebeu em Maio deste ano o italiano, Paolo Natale, responsável técnico do judô na Universidade de Bolonha, na Itália. Paolo é ainda ex-atleta e conheceu toda a estrutura do CTE e participou de um bate papo com os professores André Fernandes, coordenador técnico da equipe de judô e o professor Maicon Albuquerque que é responsável pelas lutas.
Durante a visita, o italiano destacou a qualidade que o Centro tem e ficou impressionado com as instalações preparadas para a recepção e treinamento dos atletas. Segundo o coordenador, a UFMG tem uma estrutura de primeiro mundo.
“Eu viajo muito pelo mundo e estou acostumado encontrar estruturas como essa, e a estrutura do CTE é de primeiro mundo. Estruturas parecidas como essa nós podemos encontrar no Canadá e na Itália. Temos um centro muito estruturado, específico para as artes marciais e com esse nível e muito difícil encontrar na Europa”, disse.
Questionado sobre o método de formação de atletas no Brasil que está associado a clubes sociais, onde o CTE representa inovação nesse formato, Paolo destacou a importância de como o processo para formação universitária é positiva.
“Nesse momento a única possibilidade de formação são as famílias e as academias, as famílias investem nos filhos e as academias investem no trabalho delas. Também na Europa é muito difícil passar essa ideia de uma ajuda pública ao esporte privado, então o método aqui é muito positivo nesse quesito. Não só uma estrada viável, mas é um exemplo que quero trazer para Itália, como uma coisa muito boa para o esporte”, ressaltou.
Outro ponto interessante levantado durante a entrevista com o treinador italiano foi à importância e o fomento ao esporte universitário. Paolo disse que a compreensão de um universitário praticar um esporte de alto nível ainda não está muito bem estabelecida.
“Ainda é muito pouco desenvolvido a ideia da importância do esporte universitário. O entendimento que um universitário possa praticar um desporto de alto nível conciliando com o estudo formador”, disse.
Finalizando, Natale comentou ainda sobre uma possível parceria entre CTE-UFMG e Universidade de Bolonha, ressaltando a relevância e necessidade de intercâmbio esportivo.
“Estou trabalhando para um projeto de intercâmbio contínuo entre atletas da Universidade de Bolonha e atletas de Minas Gerais. Se vir a acontecer essa parceria será muito importante para os atletas italianos, porque desde 2002 eu estou fazendo esse tipo de intercâmbio, e é muito importante treinarem com os atletas brasileiros porque o nível técnico é muito alto, mas a troca de experiências culturais também é muito importante. Já para os brasileiros é relevante para terem uma base no Velho Continente, em Bolonha, onde tem um circuito de competições e treinamentos de altíssimo nível”, concluiu.
Já o professor André Fernandes, coordenador técnico da equipe de judô do CTE, avaliou como positiva a possibilidade de parceria entre o Centro e a universidade italiana.
“Penso de maneira positiva, de que a gente tem que amadurecer sim nesse sentido, de fazer um intercâmbio, que muitas vezes vai estar além de processos federativos, proporcionando experiência aos atletas, tanto aos europeus vindo para o Brasil, quanto aos brasileiros indo para a Europa, devido a quantidade de possibilidades”, expressou.