Formação Transversal promove live sobre a relação entre UFMG e atletas paralímpicos

Por Filipe Guedes

Nesta terça-feira, dia 21 de setembro, a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão irá realizar uma transmissão ao vivo em seu canal do Youtube.

A live – que está marcada para às 11h – vai contar com as participações de Andressa da Silva de Mello, professora do Departamento de Esportes da UFMG e coordenadora de Esporte Paralímpicos do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE-UFMG), e dos atletas paralímpicos brasileiros Pedro Henrique de Carvalho e Izabela Campos.

A Izabela é especialista em arremesso de disco, tendo conquistado a medalha de ouro da modalidade nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru, enquanto o Pedro Henrique atua na natação.

O evento vai se debruçar sobre algumas questões acerca da trajetória dos atletas paralímpicos como qual o ponto de partida, quais as dificuldades mais comuns, entre outros pontos. 

Imagem: Divulgação / Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão UFMG

Sobre a importância da transmissão, a prof. Andressa de Mello ressalta o valor da presença dos esportistas, compartilhando suas experiências de vida e contando sobre a rotina de treinos em contato com a infraestrutura qualificada do CTE. 

“Acredito que seja muito importante, porque teremos a presença dos atletas, a Izabela, que é medalhista paralímpica, e o Pedro que também já é medalhista no cenário nacional, que poderão falar sobre a relevância da UFMG na carreira deles. Opinar sobre o que a Universidade pode contribuir para a formação deles enquanto atletas com o fornecimento do CTE como estrutura para treinos. Esses relatos servem para evidenciar como o esporte inclui, educa e transforma a vida das pessoas com deficiência”, afirmou.     

Para acessar a transmissão na terça às 11h, clique aqui.


O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.