Por Andressa da Silva, Marco Túlio de Mello e Assessoria de Comunicação CTE/UFMG
O sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do corpo. Enquanto dormimos produzimos hormônios e substâncias que são vitais para o organismo.
A falta de sono pode prejudicar o desempenho dos atletas, pois compromete a força muscular, potência e resistência física, além de afetar a percepção da dor e causar impactos nos sistemas imunológico e endócrino.
A higiene do sono consiste em uma série de hábitos que buscam a melhora da qualidade e quantidade de sono, visando o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo.
Neste guia, compartilhamos uma série de dicas para melhorar a qualidade do sono.
Dica 1 – Manter horário regular para dormir e acordar e evitar dormir fora do horário habitual;
Dica 2 – O quarto deve ser escuro, confortável, silencioso e com temperatura agradável (20 a 23ºC).
Dica 3 – Evitar a utilização de aparelhos eletrônicos que emitam luz por, pelo menos, 1 hora antes de se deitar;
Dica 4 – Não beber café em excesso durante do dia e evitar estimulantes (cafeína, nicotina, entre outros) pelo menos 6 horas antes de dormir;
Dica 5 – Fazer refeições leves, evite alimentos gordurosos e ingerir pouco líquido antes de dormir para evitar despertares noturnos;
Dica 6 – Deve-se manter uma rotina de exercícios físicos diariamente;
Dica 7 – Exposição ao Sol pela manhã e evitar a utilização de óculos escuros neste período;
Dica 8 – Não tomar remédio para dormir, sem prescrição médica.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.