Atletas do CTE participam de 1º Camping Virtual de Parataekwondo

Por Mariana Gonçalves

A pandemia da covid-19 mexeu com o calendário de diversas competições e ainda traz incertezas à comunidade esportiva. Equipes e comissões técnicas de várias modalidades ainda precisam atuar de modo adaptado a uma quarentena que se arrasta desde março. Os atletas e as equipes do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG seguem atuando, ainda que de maneira remota.

Também é um período em que o setor se reinventou e buscou novas possibilidades de trabalho e aproximação entre atletas, graças à tecnologia. Na última semana, atletas, treinadores e profissionais de saúde de 17 países do continente americano puderam se reunir e trocar experiências durante o primeiro Treinamento Internacional Online de Parataekwondo. O Camping é um treinamento de alto rendimento, voltado para trocas de conhecimentos e experiências. Foram cinco dias de treinamentos diários, com intercambio de conhecimentos e técnicas. As atividades eram traduzidas, simultaneamente, em português, inglês e espanhol.

O evento, que ocorreu entre 10 e 14 de julho, reuniu destaques da modalidade, campeões mundiais e classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Participaram do evento paratletas que já passaram pela classificação funcional e estão em atividade nas competições nacionais e internacionais. Representando o CTE, estavam os atletas Samuel Alves, Lucas Gonçalves e Eduardo Henrique Dantas.

Samuel Alves

O atleta Samuel Alves destaca que foi a primeira vez que participou de um evento totalmente online voltado para seu esporte e que a oportunidade se mostrou extremamente proveitosa.

“Foi uma troca de experiência inigualável e não só na questão técnica. Nós também tivemos palestras multidisciplinares no âmbito de nutrição, psicologia esportiva, medicina esportiva. Então realmente teve muito a agregar para todos nós”, disse o atleta.

“Estar com pessoas de diferentes partes do mundo reunidas em apenas uma sala de videoconferência já não é algo que se faz todo dia. Estar com elas e treinar ao lado delas é algo ainda mais incomum e especial”, destacou o paratleta Eduardo Dantas. “Acho que esse tipo de evento pode ter animado (como me animou) vários atletas que antes estavam parados, mostrando também que todos do esporte se mantêm unidos e praticando o mesmo nessa quarentena”, completou.

Eduardo Henrique Dantas

Lucas Gonçalves

Já para o atleta Lucas Gonçalves, o evento foi uma oportunidade de absorver técnicas de diferentes profissionais. “As palestras foram boas, aprendi algumas coisas com os profissionais, conheci atletas alto nível, vi o potencial de cada atleta”, comentou. O atleta também destacou o que pode levar da experiência. “Em eventos como esse vou aprendendo com os melhores. Tudo é aprendizado. E colocar na pratica, treinar o que aprendo, memorizar cada detalhes e tirar dúvidas”.

Diego Oliveira, treinador de Parataekwondo do CTE, comentou sobre a importância da realização e participação dos atletas em atividades como essa, principalmente durante o isolamento social.

“Esses eventos são de extrema importância para melhora do desempenho. Em tempos de isolamento social, se torna ainda mais importante pelo valor motivacional. A relação entre atletas de diversos países traz uma riqueza cultural e fortalece mais ainda o vínculo dos atletas na modalidade. Evitando assim a desmotivação e estresses”, afirmou.

O treinador ainda ressaltou o que representa a participação dos atletas no evento.

“Os paratletas do CTE nesse evento representaram a instituição, o Estado e o Brasil. Essa valorização proporciona além do aprendizado, fatores psicossociais que contribuem ainda mais o vínculo dos atletas na modalidade e em seus estabelecimentos de meta”, concluiu.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.