Secretário Nacional de Alto Rendimento visita CTE

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, realizou, nesta terça-feira (20), visita ao Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a estadia no Centro, o secretário conheceu a estrutura destinada aos atletas, laboratórios de atendimento e pesquisas da unidade, além de participar de uma reunião com a equipe de coordenação do CTE, que apresentou as ações e resultados dos últimos anos e projetos para os próximos.

Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Bruno Souza, é recebido por coordenadores do CTE

Souza enfatizou a importância do trabalho de ponta realizado no CTE, destacando o fato de associar a pesquisa científica produzida na Universidade à preparação do atleta. O secretário ainda abordou a necessidade de se aproximar as ações desenvolvidas no Centro da Secretaria, a fim de uma maior disseminação do conhecimento e retorno à comunidade.

“A nossa (forma de trabalho) é mostrar que o governo tem muito mais o poder de articulação. O Centro de Treinamento da Universidade, junto com a chancela do Governo Federal, deve ser usado como exemplo. A gente está no meio de uma pandemia, coisas aconteceram nesse decorrer de tempo, e foi se adaptando. Mas vocês se adaptam de uma forma exemplar, e a gente tem que transpassar isso. Essas coisas devem ser disseminadas em conjunto”, afirmou o secretário.

Secretário faz reconhecimento da pista de atletismo do Centro

Na primeira parte da visita, Souza assistiu às apresentações sobre os projetos Olímpico e Paralímpico, desenvolvidos no Centro.

A coordenadora do Setor de Esporte Paralímpico, Andressa Silva, abordou, em sua fala, as adaptações realizadas nos últimos meses e os planos de expansão do projeto.

“Em março fomos surpreendidos pela pandemia, pela necessidade de realizarmos o isolamento social, e o recesso das atividade no CTE. No entanto, realizamos imediatamente uma reestruturação de treinamento, promovendo uma série de atividades e orientações remotas, e monitoramos os atletas durante esse tempo. Nós queremos utilizar de toda a construção que já estamos fazendo, de ensino, pesquisa e extensão, com todo esse know-how de alunos, atletas e profissionais que estão aqui na UFMG, e estender a nossa proposta (para os próximos anos)”, ressaltou a coordenadora.

Andressa de Mello, coordenadora do Esporte Paralímpico

Já o coordenador do Projeto de “Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento”, Reginaldo Gonçalves, destacou a abrangência do projeto (que atende, hoje, mais de 400 atletas em cinco modalidades olímpicas) e a integração entre o trabalho realizado no Centro e na Universidade.

“O trabalho voltado para o desenvolvimento dos atletas, que participam de competições, envolve toda uma esquipe multidisciplinar, ligada à Universidade, desde os bolsistas de extensão aos professores. É importante o fato de que, muitos dos que atuam diretamente com os atletas, dão aulas na Universidade e formam profissionais capacitados para atuar no mercado”, explicou o coordenador.

Reginaldo Gonçalves, coordenador do Projeto de Desenvolvimento do Esporte

Após a reunião com a equipe do CTE, o secretário Bruno Souza se reuniu com a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.

Da esquerda para a direita: Sérgio Teixeira da Fonseca, diretor do CTE; Andressa de Mello, coordenadora do Esporte Paralímpico; Bruno Souza, secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento; Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG; Gustavo Côrtes, diretor da EEFFTO