Por Bruno Freire
Hoje, 8 de abril, é comemorado o Dia da Natação. O esporte faz parte do projeto do Centro de Treinamento esportivo (CTE-UFMG) desde 2014 e a construção da piscina onde são realizados os treinos foi finalizada na segunda metade do ano de 2015.O trabalho da equipe do CTE é realizado de forma conjunta com outras áreas presentes no Centro. Além da comissão técnica e dos atletas, participam da preparação profissionais da psicologia, fisioterapia, nutrição, entre outras, para dar um melhor suporte aos nadadores.
A equipe é formada pelos treinadores Ronaldo Celso, José Tomaz e Gabriel Quinan, sob a supervisão do prof. Luciano Sales Prado, e conta com atletas medalhistas em campeonatos regionais e com índices para disputas de torneios nacionais. Além disso, os profissionais do Centro também auxiliam outros projetos do esporte no estado.
“O projeto auxilia a natação inteira de Minas Gerais, acho que essa é uma das nossas principais conquistas.Os nadadores e treinadores do interior buscam suporte na equipe técnica do CTE, na troca, na discussão com os treinadores”, disse o treinador Gabriel Quinan.
Além do suporte técnico, a infraestrutura do CTE-UFMG é referência no estado. A piscina, com oito raias, é aquecida e possui sistema de borda infinita, uma das melhores da América Latina.
A equipe de natação também foi afetada pela epidemia do Coronavírus. Sem poderem utilizar as instalações do centro, os nadadores e treinadores tiveram de modificar a forma como trabalhavam. Segundo o treinador Quinan, a expectativa é de retornar aos treinos presenciais ainda esse ano, com as datas para competições ainda indefinidas. O trabalho contínuo é a forma como ele vem tentando manter os atletas motivados nesse período.
A natação de piscina não é a única modalidade que utiliza das piscinas do CTE, no Centro, a equipe técnica da natação também desenvolve trabalhos com os atletas de Triathlon e natação de águas abertas.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.