Atletas do CTE UFMG são aprovadas no SISU para o curso de Educação Física na UFMG

Por Iago Proença e Mariana Gonçalves

As atletas Beatriz Ferreira e Luize Santos Lima Tourinho Lisboa, do atletismo e judô do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), respectivamente, são as novas calouras do curso de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. As atletas comemoraram a vaga na Universidade com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021), na última sexta-feira (16).

A pandemia do coronavírus tem sido um desafio para todos os atletas do Centro, mas Luize e Beatriz mantiveram foco dobrado para atingir os objetivos, permanecendo com a rotina de treinos em casa.

A judoca Luize Lisboa explica que a nova rotina exigiu muito planejamento. “Devido a pandemia todos os meus estudos foram on-line. Além dos estudos, que eram minha maior responsabilidade, mantive os treinos que, em sua maioria, foram feitos por videoconferência. Este processo exigiu um bom planejamento para que eu pudesse dar a devida atenção a cada uma das minhas responsabilidades”, explicou a atleta.

A atleta Luize Lisboa foi aprovada em 1º lugar na modalidade 2.2 do SISU para Educação Física na UFMG

E valeu a pena, Luize passou em primeiro lugar no grupo em que fez a inscrição no SISU. “Fui aprovada em primeiro lugar na modalidade 2.2 do SISU. Me sinto muito bem por poder estudar em uma universidade pública de excelência em um curso que me identifico e por poder aliar a prática esportiva com o conhecimento teórico tendo a oportunidade de me aperfeiçoar significativamente e expandir meus conhecimentos”, contou.

Quem também está com a sensação de que o esforço valeu a pena é a atleta Beatriz Ferreira. “De início, foi bem complicado porque eu ficava bem cansada. Mas como eu estudei no meio da pandemia, consegui montar um cronograma para treinar e estudar. Porém, confesso que em alguns dias era bem complicado por estar desmotivada”, contou a atleta, que ainda deixou um recado para os colegas. “Espero que as outras gerações que vierem vejam que é sim possível treinar e estudar, basta querer e se dedicar!”.

Além de se dedicar aos estudos, Beatriz Ferreira ainda manteve o foco no atletismo, sendo medalhista de bronze no arremesso de peso do
Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18 de 2020

A treinadora Roberta Braz reforça o trabalho interdisciplinar realizado no Centro com os atletas, para que desenvolvam suas habilidades no esporte e em outras esferas. “O atletismo vai muito além das pistas, e que isso possa servir de  inspiração para nossos atletas”, destacou.

As atletas, que devem iniciar o semestre no próximo mês, mantém a rotina de treinamentos em casa. Com a UFMG ainda na Etapa Zero para as atividades presenciais, devido à pandemia, seguem as restrições de acesso ao CTE.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.