LEPEC realiza seminário focado em Esportes de Combate em novembro

Por Filipe Guedes

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Esportes de Combate (LEPEC) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) promove, entre os dias 9 e 13 de novembro, o seminário “Ciência e Tecnologia em Esportes de Combate: Ensino de Lutas em Foco”.

Direcionado a professores, treinadores, alunos de graduação e pós-graduação, atletas e amantes das modalidades de luta, o evento buscará debater e elucidar como o conhecimento científico pode ser utilizado no treinamento e ensino de lutas.

Imagem: LEPEC / Divulgação

O professor Maicon Albuquerque, do Departamento de Esportes da EEFFTO organizador do evento e pesquisador das áreas de Neurociências e Esportes de Combate, comentou sobre a origem do evento e exemplificou como os tópicos do evento podem somar ao conhecimento do público.

“Essa ideia é antiga. Um dos grandes objetivos do nosso grupo é sempre contribuir para o desenvolvimento profissional dos que trabalham com lutas na prática. Por exemplo, um dos nossos tópicos fala sobre as possíveis diferenças na atuação dos profissionais como treinadores e como professores, que em alguns momentos podem conter diversas distinções”, afirmou.

Cada um dos cinco dias de evento terá um diferente tópico pré-determinado para tratar, tais quais Desenvolvimento Motor de Crianças, Conceitos Básicos do Ensino de Lutas, entre outros assuntos.

O seminário conta com vagas limitadas e acontecerá no período noturno, das 20h às 22h dos dias marcados, na plataforma de videoconferência Zoom.

Para acessar o site da conferência e realizar as inscrições, clique aqui.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.