Atletas do CTE/UFMG vencem torneio nacional de Taekwondo

Competição remota contou com participação de lutadores de todo o país

Por Fabiano Gueiro

Os atletas Lucas Gonçalves dos Santos e Eduardo Henrique Dantas Martins, do Parataekwondo do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG), conquistaram os primeiros lugares de suas categorias na Copa Embaixador de Poomsae – ParaTaekwondo. Realizada durante o mês de maio, de forma remota, a competição reuniu atletas de todo o Brasil, que apresentaram performances de movimentos da modalidade.

Lucas Gonçalves dos Santos ficou em primeiro lugar na categoria P-30 (Deficiência Motora) Adulto Masculino com uma média de 7,433 pontos (dono da maior pontuação geral da competição). Já Eduardo Henrique Dantas Martins ficou em primeiro na categoria P-40 (Deficiência ou ausência de membros) Adulto Masculino com uma média de de 6,167 pontos.

Sem competições presenciais previstas para os atletas da modalidade, essa foi uma oportunidade de manter os atletas o ritmo dos atletas e em contato com o cenário nacional.

”Essa modalidade não é paralímpica. É uma competição de “formas” Poomsae. Eles treinam o Kyorugui (Luta) que é paralímpico. Nós aproveitamos a oportunidade do evento para motivá-los nesse tempo de pandemia com uma competição de nível nacional”, explicou o técnico da modalidade, Diego Oliveira.

O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Foram realizadas disputas entre nas categorias poomsae reconhecido e estilo livre, nas categorias de idade de infantil, até acima de 65 anos, faixas pretas e faixas coloridas. “Os atletas passaram boa parte da quarentena realizando os treinamentos de forma online através de redes apropriadas para tal processo, e sem previsão para novos campeonatos antes das Olimpíadas de Tóquio, a competição Poomsae foi a alternativa encontrada para manter o foco e o mais importante, não haver desmotivação entre os atletas”, reforçou o treindor.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.