Atletas do CTE são medalhistas em Paralimpíadas Universitárias 2021

Por Mariana Gonçalves

Os atletas do Projeto Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, Davi Hovadick, Lucas Gomes e Pedro Henrique Menezes, representaram a Universidade e garantiram três medalhas para a instituição nas Paralimpíadas Universitárias 2021. A competição foi realizada nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Da esquerda para direita, Lucas Gomes, Pedro Henrique Menezes e
Davi Hovadick
Foto: Arquivo Pessoal

O atleta Lucas Gomes foi ouro nos 1500m classe T37. Já Davi Hovadick conquistou a prata no Salto em Distância Classe T47 e Pedro Henrique também ficou com a medalha de prata no Lançamento de Dardo Classe T13.

Foram 382 atletas inscritos para a competição, representando 180 instituições de ensino superior nas disputas de sete modalidades. O objetivo das Paralimpíadas Universitárias é estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Na edição de 2021, foram disputadas sete modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa.