Ministério da Cidadania renova parceria com CTE/UFMG para treinamento de atletas paralímpicos

Centro de Treinamento Esportivo passará a contar com o taekwondo paralímpico, além do atletismo, da natação e do halterofilismo. Investimento total será de R$ 2,4 milhões

Com informações da Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), renovou por mais dois anos a parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a realização de um projeto voltado ao esporte paralímpico de alto rendimento, o Centro de Referência Paralímpico que é realizado no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG).

O Termo de Execução Descentralizada foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira (07.07), no valor de R$ 974,4 mil, relativo ao repasse em 2021. Ao todo, o investimento será de R$ 2,4 milhões, conforme retificação publicada nesta sexta, 09.07.

Com a renovação da parceria, o objetivo é dar continuidade ao treinamento dos atletas para competições nacionais e internacionais, além da formação de profissionais técnicos e de equipes multidisciplinares, e do desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados ao esporte paralímpico.

De acordo com a professora Andressa Mello, coordenadora de esporte paralímpico do CTE, o projeto trabalha nos três eixos de atuação da universidade: extensão, ensino e pesquisa. “A continuidade do apoio do Ministério da Cidadania é fundamental para consolidar o trabalho que vem sendo realizado nos últimos dois anos com o esporte paralímpico no CTE, que amplia as oportunidades de inclusão de pessoas com deficiência para treinarem em um local com infraestrutura adaptada e adequada ao treinamento esportivo paralímpico de alto rendimento”.

Com a renovação da parceria, o objetivo é dar continuidade ao treinamento dos atletas para competições nacionais e internacionais, além da formação de profissionais técnicos e de equipes multidisciplinares (Foto: Mariana Gonçalves/Assessoria CTE)

Maior alcance

Desde 2019, o CTE atende prioritariamente três modalidades paralímpicas: atletismo, natação e halterofilismo, graças a um investimento de R$ 1,76 milhão por um Termo de Execução Descentralizada da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Mais de 90 atletas paralímpicos foram beneficiados, além de alunos dos cursos de educação física, fisioterapia, nutrição, medicina e psicologia, que atuaram como estagiários.

Agora, a proposta é ampliar ainda mais o alcance a partir da inclusão de mais uma modalidade, o taekwondo paralímpico. Ao todo, serão contemplados 80 atletas de alto rendimento, sendo 30 do atletismo, 30 da natação, 10 do halterofilismo e 10 do taekwondo. O grupo conta com 54 atletas homens e 26 mulheres. Na divisão por faixa etária, 37 têm entre oito e 18 anos, e 43 têm idades acima dos 19 anos.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.