Por Mariana Gonçalves
Atletas da equipe de parataekwondo do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG participaram, no último fim de semana, do Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
As disputas foram pelas modalidades Kiorugui (na qual há um embate direto entre os lutadores) e Poomsae (apresentação em que os atletas fazem lutas contra oponentes “imaginários”) das classes P20 (deficiência intelectual) e P30 (deficiência física), além da classe KP60 (para atletas com deficiência auditiva).
Trouxeram medalhas para casa os atletas Lucas Gonçalves dos Santos (ouro na categoria Poomsae), Eduardo Henrique Dantas Martins (ouro na categoria juvenil até 70kg), Larissa Lohane Lopes Alves (ouro na categoria até 57kg), Miriam Aparecida Pio (ouro na categoria até 47kg).
Os resultados do Campeonato Brasileiro de parataekwondo são utilizados para a montagem do ranking nacional, sendo que o torneio valerá 20 pontos aos campeões de cada classe e categoria.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.