Por Zirlene Lemos
A Copa do Brasil Embaixador de Taekwondo, que neste ano contou com o apoio da Embaixada Coreana no Brasil, encerrou no domingo (04), em Recife, capital de Pernambuco. Ao todo 984 atletas de várias regiões do Brasil participaram da disputa que aconteceu nas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21, adulto e máster. Para os coloridos, foram as mesmas categorias, com exceção do infantil e do sub-21.
Pelo CTE-UFMG participaram 6 atletas e mais uma vez foi obtido um bom desempenho na última competição nacional de 2022. Confira a classificação dos atletas:
🥇 Bruno Lima – OURO – Adulto até 54 kg
🥈 Vytor Assis – PRATA – Adulto até 63 kg
🥉 Kamilla Dias- BRONZE – Adulto até 46 kg
🥉 Barbara Jarones – BRONZE – Sub-21 até 57 kg
⭐Wallace Martins – 5º lugar – Sub-21 até 63 kg
⭐Dieysson Angel- 5º lugar – Sub- 21 até 54 kg
O coordenador do Taekwondo, professor Cristiano Arruda destacou a relevante atuação do atleta Bruno Lima. “Com apenas 17 anos (ainda Junior), pulou a categoria Sub-21 e foi lutar já na categoria adulto, como forma de preparação para o Grand Slam de 2023, e sagrou-se campeão da categoria”, comemorou.
Outro diferencial do atleta, foi apontado pelo professor Marcos Zang, coordenador da Equipe de Nutrição do CTE-UFMG. “Faltando 30 dias para a competição, o atleta Bruno Lima foi atendido com 7Kg acima do peso da categoria, com percentual de gordura já baixo. O desafio era abaixar o peso, sem perda no desempenho. Missão dada é missão cumprida! Bruno é um atleta diferenciado, resiliente, que confiou e seguiu à risca o que foi prescrito e acompanhado. Um monstro”, comentou Zang.
No CTE-UFMG a comissão técnica do Taekwondo é formada por: Cristiano Arruda (coordenador), Marcelo de Barros (treinador), Amanda Ribeiro (preparadora física), Irene Cougo (psicóloga), José Geraldo Viana e Gustavo Ferraz (estagiários).
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG mantém parcerias que financiam os projetos de Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.