Projeto Esporte Paralímpico realiza Programa de Monitoramento dos Atletas

O Projeto Paralímpico de Alto Rendimento do CTE-UFMG deu início em maio a um Programa de Monitoramento técnico aos atletas paralímpicos que treinam na equipe do CTE/UFMG e que estão em quarentena devido à pandemia do Covid-19.

O Programa de Monitoramento está conduzido pela Coordenadora do Projeto Profa Dra Andressa da Silva de Mello, pela supervisora Carla da Mata e pelos técnicos das modalidades de atletismo, natação e levantamento de peso, além dos estagiários e equipe de pesquisadores. O programa de monitoramento tem como objetivo ajudar aos atletas a estabelecer uma rotina de atividades de treinamento neste período de isolamento e distanciamento social, bem como, proporcionar que os atletas possam fazer os exercícios em casa e com segurança. Além disso, será oferecido também, suporte nutricional, fisioterápico e psicológico pela equipe do CTE. A docente Andressa de Mello explicou o objetivo das ações de monitoramento dos atletas.

“O objetivo programa de monitoramento é minimizar os efeitos do destreinamento (perda de condicionamento) com ações que estão sendo programadas e passadas semanalmente pelos técnicos das modalidades aos atletas, bem como, manter os atletas motivados, acolhidos pela equipe do projeto e incentivados a manter uma rotina saudável durante esse período em que os atletas permanecerem em suas casas”, disse.

Durante o período de quarentena, os encontros com as equipes do projeto têm sido virtuais

Paralelamente as ações da área técnica, há um trabalho contínuo por parte dos pesquisadores do projeto e liderada pelo professor Doutor Marco Túlio de Mello que também fornecem suporte para equipe técnica, sendo que essa equipe de pesquisadores é composta pelos professores Renan Alves Resende do Departamento de Fisioterapia; Dawit Gonçalves do Departamento de Educação Física e André Gustavo Pereira do Departamento de Esportes ambos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.