Nota de Agradecimento ao Grão Mestre Marcelino Soares de Barros

Hoje nos despedimos com profundo pesar do Grão Mestre Marcelino Soares de Barros, cuja trajetória foi marcada por dedicação e empenho inigualáveis no desenvolvimento do Taekwondo em Minas Gerais e no Brasil. O Grão Mestre Marcelino foi um verdadeiro visionário que, com esforço e paixão, não apenas introduziu e consolidou o Taekwondo na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas também contribuiu significativamente para o fortalecimento da Educação Física por meio de seu papel no Conselho Regional de Educação Física – CREF/06. Através de inúmeras ações, ele promoveu o crescimento e a valorização da profissão e do Taekwondo, influenciando profundamente o seu desenvolvimento.

O Mestre Marcelino, como todos os chamavam, incentivou muitos a seguirem o caminho da Educação Física, inspirando gerações a se dedicarem aos estudos. Quantos alunos e pessoas próximas escolheram a Educação Física e o Taekwondo motivados pelo seu exemplo e por suas palavras de incentivo. Sua dedicação foi visível em todas as suas ações, especialmente na atuação extremamente dedicada aos eventos e campeonatos. Na EEFFTO/UFMG, teve papel fundamental na construção do ginásio de Taekwondo, em que cada detalhe refletia seu comprometimento e visão para um Taekwondo vinculado a uma Universidade. O que começou como um projeto de extensão se transformou em uma modalidade esportiva consolidada e reconhecida, com conquistas importantes em nível nacional e internacional, incluindo uma medalha de ouro paralímpica. Em outras palavras, a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos e todas as conquistas do Taekwondo da EEFFTO/UFMG só existem por causa da semente plantada por ele há mais de 20 anos.

Para mim, hoje com doutorado, professor da UFMG e responsável pelo Taekwondo na instituição, o Mestre Marcelino foi uma fonte inesgotável de ensinamentos e inspiração. Sua orientação, exemplo e oportunidades foram essenciais para que eu pudesse trilhar os meus caminhos, dedicando-me ao estudo, ao ensino e pesquisa, especialmente do Taekwondo. O Mestre plantou as sementes de um legado que florescerá por gerações, e é com profunda gratidão que reconheço a sua importância na minha jornada e na de tantos outros. Que o exemplo de amor ao Taekwondo, ao esporte, à Educação Física e à formação de futuros profissionais continue a inspirar a todos nós. Obrigado, Mestre Marcelino, por tudo que fez e por tudo que representou para o Taekwondo, para a Educação Física e para a EEFFTO/UFMG.

Belo Horizonte, 06 de novembro de 2024

Prof. Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.