CTE sedia Meeting Paralímpico em Belo Horizonte 

No dia 7 de junho, o Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG recebeu o Meeting Paralímpico, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CBP) e patrocinado pela Loterias Caixa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento das práticas esportivas no país. Estiveram presentes a profa. dra. Andressa Mello, coordenadora de esporte paralímpico do CTE; dr. Renato Guerreiro, nosso supervisor técnico; Carolina Moura, campeã de taekwondo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; além de vários profissionais do esporte e quase 500 atletas, vindos de todos os estados brasileiros.

Foram realizadas competições de atletismo e natação ao longo do dia no CTE, e também ocorreram provas de halterofilismo, realizadas no Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado também na região da Pampulha. Houve tanto provas para atletas de alto rendimento como também Seletivas Estaduais de três eventos organizados pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (competição entre crianças de 7 a 10 anos, estudantes de Centros de Referência do CPB). 

A cidade de Belo Horizonte ainda sediou, em conjunto com as provas de atletismo do Meeting, uma etapa do Desafio Brasil de atletismo, competição organizada pelo CPB e pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, que reúne atletas com e sem deficiência. Esta disputa oferece uma oportunidade para que os atletas paralímpicos busquem o índice mínimo estabelecido pelo CPB como um dos critérios de qualificação para o Campeonato Mundial de Nova Déli, na Índia, que ocorrerá de 27 de setembro a 5 de outubro de 2025.

Além da capital mineira, o evento ocorreu simultaneamente em João Pessoa, capital da Paraíba. Foram seis modalidades disputadas, entre elas atletismo, natação, bocha, tiro com arco, tênis de mesa e tiro esportivo. Desde abril deste ano, o Meeting Paralímpico já contou com etapas realizadas em 12 estados brasileiros. O evento  busca contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa, propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e apresentar os valores do paradesporto brasileiro.