Por Mariana Silva
Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro foi realizada a Etapa Centro/Leste de Atletismo, Natação e Halterofilismo Paralímpico “Circuito Brasil Loterias Caixa em Brasília”, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no Distrito Federal. Os atletas que treinam no Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) obtiveram grande destaque na competição.
A equipe Paralímpica do CTE conquistou ao todo 53 medalhas, sendo 20 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.
Na Natação, a equipe de atletas que treina no CTE associados pela Sadevi e Clube Bom Pator, conquistaram 28 medalhas, sendo 7 de ouro, 11 de prata e 10 de bronze. Destaque para Pedro de Souza, Israel dos Reis, Laisa de Paula, Arthur Dayrell e Mateus Pimenta, que conquistaram o índice mínimo para 1ª Fase Nacional, que será realizada em São Paulo entre os dias 24 e 26 de abril.
Já no Atletismo, os atletas competiram pela SADEVI e PVE-Betim conquistaram 23 medalhas, sendo 12 de ouro, 9 de prata e 2 de bronze. Destaque para Lucas Figueiredo Gomes que esteve no pódio nas três provas que participou e ainda garantiu três índices. Assim como Lucas, Alan Claudino, Kessia Siqueira e Fábio da Silva Júnior garantiram índice para a 1ª Fase Nacional que acontecerá em São Paulo, entre os dias 30 de abril e 02 de maio.
No Halterofilismo, destaque para Cristiane Reis medalha de ouro na categoria até 50 quilos e Andréia Evangelista bronze na categoria até 73 quilos, que competiram pela SADEVI conquistaram 1 medalha de ouro e 1 medalha de bronze. Ambas garantiram o índice para a 1ª Fase Nacional que será realizada em São Paulo entre os dias 04 e 06 de junho.
A comissão técnica do CTE presente no evento foi formada por Christopherson Nascimento (treinador natação), Marcelo Mattos (treinador halterofilismo); Thamyris Rodrigues (treinadora Atletismo); Carla da Mata (Supervisora Técnica do Projeto Paralímpico); Keren Ferreira, Bruna Barreto e Julia Aquino (estagiárias da Fisioterapia); Paula Martins (Fisioterapeuta).
O projeto Esporte Paralímpico é realizado com apoio do Ministério da cidadania e em Parceria com o CPB. Todos os atletas participantes das competições oficiais do CPB devem estar filiados a associações esportivas ou clubes. Sendo assim, todos os representantes que treinam no CTE são filiados a instituições parceiras do projeto Paralímpico: SADEVI, APEBH e PVE-BETIM.