O Projeto Paralímpico de Alto Rendimento do CTE-UFMG deu início em maio a um Programa de Monitoramento técnico aos atletas paralímpicos que treinam na equipe do CTE/UFMG e que estão em quarentena devido à pandemia do Covid-19.
O Programa de Monitoramento está conduzido pela Coordenadora do Projeto Profa Dra Andressa da Silva de Mello, pela supervisora Carla da Mata e pelos técnicos das modalidades de atletismo, natação e levantamento de peso, além dos estagiários e equipe de pesquisadores. O programa de monitoramento tem como objetivo ajudar aos atletas a estabelecer uma rotina de atividades de treinamento neste período de isolamento e distanciamento social, bem como, proporcionar que os atletas possam fazer os exercícios em casa e com segurança. Além disso, será oferecido também, suporte nutricional, fisioterápico e psicológico pela equipe do CTE. A docente Andressa de Mello explicou o objetivo das ações de monitoramento dos atletas.
“O objetivo programa de monitoramento é minimizar os efeitos do destreinamento (perda de condicionamento) com ações que estão sendo programadas e passadas semanalmente pelos técnicos das modalidades aos atletas, bem como, manter os atletas motivados, acolhidos pela equipe do projeto e incentivados a manter uma rotina saudável durante esse período em que os atletas permanecerem em suas casas”, disse.
Paralelamente as ações da área técnica, há um trabalho contínuo por parte dos pesquisadores do projeto e liderada pelo professor Doutor Marco Túlio de Mello que também fornecem suporte para equipe técnica, sendo que essa equipe de pesquisadores é composta pelos professores Renan Alves Resende do Departamento de Fisioterapia; Dawit Gonçalves do Departamento de Educação Física e André Gustavo Pereira do Departamento de Esportes ambos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.