Equipe de Psicologia do CTE constrói guia para manter a mente sã na pandemia

Por Equipe de Psicologia do Esporte CTE/UFMG e Assessoria de Comunicação CTE/UFMG

A pandemia da Covid-19 transformou nossa rotina nos últimos meses e ainda não há uma previsão exata sobre o retorno à normalidade. É uma situação que causa inúmeros impactos nos hábitos da sociedade e moldará muitos dos nossos costumes para o futuro.

Com intuito de amenizar os prejuízos à saúde mental ocasionados por esse período de reclusão, a Equipe de Psicologia do Esporte CTE/UFMG preparou o guia com as dicas abaixo:

Dica 1- Planeje o seu dia. Tenha horários certos para dormir e acordar e faça um planejamento de suas atividades diárias.

Dica 2 – Mantenha contato com seus amigos. Marque encontros online ou faça alguma atividade em conjunto, como ler o mesmo livro, jogar um jogo online ou ver um filme em uma sessão virtual. 

Dica 3 – Cuide de seu corpo e de sua mente. Mantenha atividades físicas regulares e tenha momentos de relaxamento tanto para a mente quanto para o corpo.

Dica 4 – Foque em metas de desempenho. Neste momento de indefinições, é importante estabelecer metas para melhorar o desempenho em atividades que você pode praticar no momento atual.

Dica 5 – Aprenda a lidar com a adversidade e a frustração. Adversidade e frustração estão presentes na vida de qualquer pessoa. Aproveite este momento difícil para entender e melhorar a forma com que você lida com estas questões.

Dica 6- Mantenha-se informado, mas sem excessos. É importante se informar sobre o que está acontecendo a sua volta, mas não deixe que o excesso de informação te faça mal. Desconecte-se sempre que achar necessário. Sua prioridade é sua saúde mental.

Dica 7 – Observe o surgimento de sentimentos. É provável que em alguns momentos você tenha sentimentos negativos como desânimo, ansiedade ou raiva. Entenda estes sentimentos e dê-se o direito de senti-los. Converse com alguém de confiança a respeito do que você sente, seja um familiar, um amigo ou seu psicólogo.

Dica 8 – Separe um tempo para atividades produtivas e prazerosas. Coloque em seu planejamento atividades prazerosas, como assistir a séries e filmes, etc. Atente-se para a aprendizagem de novas habilidades, mas cuidado, pois o excesso de tecnologia pode te exaurir.

Dica 9 – Atleta, mantenha contato direto e constante com sua comissão técnica. Siga as orientações e os treinamentos que eles passarem. É importante que eles tenham controle de suas atividades físicas e que vocês utilizem este contato para se motivarem como puderem.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.