Por Fabiano Guieiro
O Projeto Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu uma menção honrosa no Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA). O seminário faz parte da programação da Semana do Conhecimento 2020.
A menção deu-se ao “Projeto Paralímpico de Alto rendimento: formação de atletas, de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa”, que foi apresentado pelos integrantes Bernardo Lopes e Gabriela Abras.
“É muito importante receber essa menção honrosa porque acredito que ela agracia um trabalho que tem sido feito nos últimos dois anos no Projeto Paralímpico no CTE. Nós recebemos a Bolsa Pipa, que é cedida pelo NAI(Núcleo de Acessibilidade e Inclusão), para dois alunos da graduação em Educação Física, que atuam no projeto. Neste ano, os alunos começaram a atuação em março e logo começou a pandemia, então, eu acredito que seja um reconhecimento para estes alunos que conseguiram se destacar no acompanhamento e no monitoramento dos atletas durante o período de isolamento social. Este grupo de alunos foi fundamental para manter a equipe de atletas aderidos do projeto”, disse a Coordenadora do Projeto Paralímpico, Andressa Silva.
“Estou muito feliz! Toda a equipe (treinadores, psicólogos, estagiários, Supervisão, Fisioterapia, etc.)trabalhou muito para que os atletas tivessem perdas mínimas no condicionamento. Eles que são nossos protagonistas né?! E receber este prêmio é saber que fizemos um ótimo trabalho. Resultado muito positivo e recompensador”, disse Gabriela Abras, uma das vencedoras do prêmio.
O Seminário tem como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo PIPA, bem como oferecer oportunidade para a discussão sobre a temática da acessibilidade e inclusão com a comunidade acadêmica.
O Projeto Paralímpico do CTE tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Secretaria de Esporte de Alto Rendimento – Ministério da Cidadania.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.