Orientações sanitárias
Belo Horizonte, 11 de janeiro de 2022
Aos atletas e equipe técnica do CTE,
Nos últimos dias, houve aumento significativo do número de casos de quadro gripal nos serviços de saúde público e privado. A ocorrência está relacionada à grande circulação dos vírus da Influenza e Covid-19, com a presença da nova variante, Ômicron, em nossa cidade e no Brasil. O quadro clínico de ambas as enfermidades é muito similar. Como são vírus de transmissão respiratória, as mesmas medidas de prevenção são eficazes para evitar a propagação.
Apesar do número impactante de novos casos, a evolução clínica tem sido menos grave e, até o momento, não há orientações da Prefeitura de BH ou da UFMG para novas restrições ou modificação de medidas já adotadas.
Gostaríamos, no entanto, de reforçar com todos a manutenção das já implementadas medidas de segurança e prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos com água, sabão e uso de álcool em gel. O comportamento fora do CTE também é muito importante, evitando-se eventos facilitadores da propagação do vírus.
Essas medidas têm como objetivo preservar a saúde de nossos atletas e familiares, além de evitar a interrupção das rotinas de treinamento por afastamento.
Os usuários do CTE (atletas, funcionários e equipe técnica) que apresentarem sintomas gripais ou que tenham tido contato direto com pessoas infectadas devem comunicar a situação imediatamente ao seu treinador ou à chefia/coordenação de seu setor, para que medidas cabíveis sejam tomadas, o que será orientado caso a caso pela equipe médica do CTE.
Equipe médica CTE-UFMG