Por Zirlene Lemos
Juliano medalha de ouro no Aberto do Chile, disputado em Santiago, soma mais pontos no ranking internacional – Foto: Arquivo pessoal Juliano Lima
Juliano Lima, atleta do Taekwondo que integra a equipe da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF) e CTE-UFMG, na categoria adulto até 58 kg, subiu da 81ª para a 26ª posição, no Ranking Mundial de Taekwondo antes mesmo da disputa do Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo, marcado para novembro deste ano, em Cancún, no México.
Na lista, divulgada essa semana, Juliano Lima aparece com 60.19 pontos. Para alcançar essa pontuação, somente em setembro, o atleta chegou à final de 3 Opens Internacionais que disputou nos 58 kg. No Aberto do Chile, disputado em Santiago (entre 23 a 25 de setembro), Juliano Lima colocou no peito o ouro ao vencer na final, o chileno Jorge Ramos. Já no Argentina Open (09 a 11 de setembro) e no Pan Am Series III (São Paulo, 13 a 18 de setembro), Juliano foi vice e ficou com duas pratas. Com esses resultados o atleta somou 44 pontos para o ranking mundial, o que o deixou no top 26 do ranking em sua categoria.
Juliano explica quais foram as estratégias para subir tantas posições em apenas 3 competições. “Depois do Campeonato Brasileiro, em julho, eu tracei algumas metas para o segundo semestre, é uma delas seria ficar próximo à 35ª posição do Ranking Mundial antes mesmo do Mundial, que será em novembro. Em agosto eu estava na 81ª posição. Conversei com a minha psicóloga no CTE UFMG, Irene Cougo e definimos que era uma meta ousada, mas não impossível. Graças a Deus a meta foi superada, isso só me mostra que realmente nada é impossível, principalmente para aqueles que têm objetivos claros e que trabalham duro para alcançá-los”, celebra o jovem de apenas 23 anos que tem disputado na categoria adulto com atletas olímpicos profissionais e medalhistas que estão no top 10 do ranking mundial.
Marcelo Barros é treinador de Juliano desde 2013, início do projeto do Taekwondo no CTE UFMG. “O atleta Juliano participou conosco de todo o processo de construção, maturação e de sustentação da equipe. Hoje somos uma equipe muito sólida dentro e fora do CTE UFMG. Nossos atletas são respeitados por todas as outras equipes nas competições que participam porque nos consolidamos como uma das forças do Taekwondo estadual e nacional. A maior prova disso é que nós temos atletas na seleção brasileira adulta, na seleção brasileira escolar e na brasileira júnior. O Juliano é um exemplo de persistência, sacrifício e de clareza naquilo que quer”, elogia o treinador.
Juliano e Marcelo no Pan Series III (setembro/2022) – Foto: Arquivo pessoal Juliano Lima
Cristiano Arruda, supervisor de Taekwondo do CTE-UFMG, revelou quais são os planos até o final de 2022. “O Juliano ainda tem 140 pontos para disputar este ano e esses resultados são muito importantes para que ele consiga subir cada vez mais no ranking mundial. Nossa meta é que ele termine 2022 entre os top 20 do mundo na categoria dele”, comenta.
Além de Juliano Lima, os atletas do Taekwondo do CTE UFMG alcançaram resultados importantes fechando com balanço positivo o mês de setembro. “Em setembro foram 10 participações internacionais e 1 nacional e como resultado subimos 9 vezes ao pódio, sendo 4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Com esses resultados fechamos um mês muito especial para o Taekwondo do CTE UFMG”, comemora Cristiano Arruda.
No CTE-UFMG a comissão técnica do Taekwondo é formada por: Marcelo de Barros (treinador), Amanda Ribeiro (preparadora física), Irene Cougo (psicóloga), José Geraldo Viana e Gustavo Ferraz (estagiários).
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa aplicados ao esporte de alto rendimento e Esporte paralímpico de alto rendimento: Formação de atletas, de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa. Os projetos abrangem desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e em sua região metropolitana.